17 de abril de 2021
Anuncie Aqui
-->
Turismo

Modelo em gestão, turismo de MS ganha dois prêmios nacionais

6 DEZ 2019 - 14h03min
Portal do MS

Mato Grosso do Sul foi destaque na segunda edição do Prêmio Nacional de Turismo, realizado pelo Ministério do Turismo, que consagrou 19 iniciativas e profissionais que contribuíram para o desenvolvimento do setor turístico no país. Cerimônia realizada em Belo Horizonte anunciou os vencedores, escolhidos por comissões julgadoras.

IvrNet_Campanha de Páscoa 11

A Fundação de Turismo do Estado (Fundtur) ganhou o segundo lugar na categoria Gestão de Dados e Monitoramento Turístico, com o programa de Classificação Turística dos Municípios, enquanto o projeto Sustentabilidade e Ecoturismo no Rio da Prata e Lagoa Misteriosa (Jardim e Bonito) ficou com o bronze na ação Aproveitamento do Patrimônio Natural do Turismo.

Antes da premiação, realizada no Palácio das Artes, em Belo Horizonte (MG), o diretor-presidente da Fundtur/MS, Bruno Wendling, foi empossado na presidência do Fórum Nacional dos Secretários Estaduais de Turismo (Fornatur) em ato que contou com a presença do ministro do Turismo, Marcelo Álvaro. O vice-presidente do Fórum é Otávio leite, do Rio de Janeiro.

O Programa de Classificação Turística dos Municípios de Mato Grosso do Sul, realizado pelo Governo do Estado, busca fomentar o desenvolvimento da atividade turística em seus destinos turísticos. Com um sistema on-line, foi criada uma ferramenta de estímulo ao planejamento, gestão e marketing estratégico.

Trabalho de equipe

O programa contribui para que os gestores públicos municipais e estaduais conheçam o estágio de desenvolvimento no qual os destinos se encontram e tomem decisões estratégicas para melhorias nos processos de gestão pública, governança, sustentabilidade, infraestrutura turística e mercado.

“Conquistamos avanços importantes com esse reconhecimento nacional, reafirmando a posição do nosso turismo como referência nacional em gestão pública”, afirmou o diretor-presidente da Fundtur. “É resultado de um trabalho de equipe e de uma ação de governo, onde, além dos investimentos em fomento e organização, o Estado planeja uma logística de apoio ao turismo.”

Bruno Wendling concorreu ao prêmio destinado aos dirigentes e profissionais de destaque no turismo, na área governamental, e classificou como “uma vitória” chegar entre os três finalistas entre 200 participantes. Os premiados foram escolhidos por voto popular.

Segundo o dirigente da fundação, o Programa de Classificação Turística é uma ferramenta que vem se modernizando e permite uma radiografia mais objetivo do setor, dividindo e categorizando cada município em seu nível de desenvolvimento.

“Isso gera informações importantes de ofertas e produtos turísticos para a gestão (Fundação), que são valiosas e fundamentais para tomadas de decisões, direcionando políticas públicas, conforme o grau de cada município”, explicou ele.

Satisfação do turista

O prêmio conquistado pelo empreendimento Recanto Ecológico Rio da Prata e Lagoa Misteriosa, entre tantos outros colecionados pelos destinos, qualifica ainda mais o turismo de Bonito e região como modelo de exploração dos recursos naturais com proteção ambiental.

Reserva particular, o Recanto Ecológico é uma empresa familiar de ecoturismo organizado na região de Bonito e Jardim. A experiência de visitar os atrativos envolve flutuar em águas cristalinas ao redor de peixes coloridos, ou mergulhar com cilindro em uma caverna inundada de profundidade desconhecida, cujo modelo foi replicado para outro atrativo na região: a Estância Mimosa.

É considerado como exemplo de ecoturismo organizado com visitação limitada, foco em qualidade, com sistema de gestão de segurança certificado, viável economicamente e que concilia desenvolvimento regional, preservação ambiental e satisfação do turista.

O projeto foi um dos 418 inscritos no edital voltado às Iniciativas de Destaque, um dos segmentos do Prêmio Nacional de Turismo. O ministro da pasta, Marcelo Álvaro Antônio, presente à cerimônia, destacou os avanços que o setor conquistou neste ano de 2019. “O turismo tem uma participação de protagonista no papel de desenvolvimento ou de recolocar o nosso Brasil nos trilhos. Alcançamos resultados extremamente positivos.”, celebrou.

O 2º Prêmio Nacional do Turismo, iniciativa do Ministério do Turismo em parceria com o Conselho Nacional do Turismo (CNT), tem por objetivo identificar, reconhecer, premiar e disseminar iniciativas, práticas inovadoras e casos de sucesso relacionados aos setores, público e privado, e ao terceiro setor do turismo brasileiro. 

 

Veja também

Mais Lidas

1
Geral

AGORA: Homem passa mal e cai no meio da rua em Aquidauana

2
Policial

Em Dois Irmãos, homem mata o próprio irmão com um tiro de espingarda e foge

3
Geral

Confira as oportunidades da Casa do Trabalhador de Aquidauana

4
Policial

Dupla é presa por furtar fios de cobre em comércios de Aquidauana

Vídeos

Vídeo: Casal furta televisões de loja no centro da capital, em plena luz do dia

Apoiadores de Bolsonaro saem às ruas pedindo não ao Lockdown e sim à Intervenção Militar

Estreia Curta Metragem A Paixão de Cristo

Ver mais Videos

Previsão do Tempo

min22 max33

Aquidauana

Sol com algumas nuvens. Chove rápido durante o dia e à noite.
min22 max33

Anastácio

Sol com algumas nuvens. Chove rápido durante o dia e à noite.

Níveis dos Rios Hoje

Aquidauana
2,52m
Miranda
2,20m
Paraguai
1,80m

Colunas e Blogs

Valdemir Gomes

Um...

Maria de Lourdes Medeiros Bruno

ATENÇÃO! ATENÇÃO!

Giovani José da Silva

HISTÓRIAS DE ADMIRAR: EXÉQUIAS

Ver Mais Colunas

Guia Cidade

Restaurantes

Restaurante Fogão Caipira II

Rua Estevão Alves Corrêa, 1741 - Bairro Alto Aquidauana/MS 67 99903-6077 https://www.facebook.com/fogao.caipira.547
Bancos

Banco do Brasil

Rua Manoel Antônio Paes de Barros, 535 Centro - 79200-000 Aquidauana/MS (67) 3241 - 3606 / 3 www,bb,com.br
Moto Táxi

Moto Táxi Aquidauana

Rua 7 de Setembro, s/nº Centro - Ponto de referência: Frente ao Mercado Ce - 79200-000 Aquidauana/MS (67) 3241-5341
Ver Mais
Supermercado Seriema - 17/04/2021
2
Entre em nosso grupo