27 de setembro de 2021
Anuncie Aqui
Turismo

MTur define território do roteiro Civilização do Açúcar

21 JAN 2009 - 09h27min
revista hotelaria

Uma equipe integrada por técnicos do Ministério do Turismo chega nesta segunda-feira (19) ao Nordeste para fazer a primeira visita de campo com o objetivo de avaliar o território, analisar a viabilidade logística e a tematização do roteiro integrado "Civilização do Açúcar - Caminhos do Engenho".

View Energy - Setembro21_09

O roteiro - inspirado na importância da cana-de-açúcar e seus derivados na formação do Brasil - agrupa e transforma em atrativos turísticos a influência social, política e econômica da sociedade de senhores e escravos, além de ícones como a produção da cachaça e da rapadura e seu importante legado cultural.


A comitiva, formada também por consultores do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e do Instituto Marca Brasil, percorrerá em nove dias 21 municípios dos estados da Paraíba, Pernambuco e Alagoas: Pilões, Serraria, Bananeiras, Areia, Alagoa Nova, Alagoa Grande e João Pessoa (PB); Goiana, Vicência, Nazaré da Mata, Itamaracá, Igarassu, Olinda, Recife e Ipojuca (PE); Maragogi, Maceió, União dos Palmares, Pilar, Marechal Deodoro e Coruripe (AL).


O roteiro é um dos contemplados na segunda edição do projeto Rede de Cooperação Técnica para a Roteirização, que vai estruturar novos roteiros integrados nas cinco regiões do país, promovendo maior inclusão social e o resgate dos valores culturais regionais.


De acordo com a coordenadora geral de Segmentação do Ministério do Turismo, Rosiane Rockenbach, a visita técnica observará critérios como infra-estrutura, atrativos e serviços turísticos disponíveis, tempo de percurso e sinalização turística.


"Dentro da proposta do projeto, o que forma o roteiro é a diversidade dos territórios e a complementaridade entre esses destinos. A roteirização une elementos que conferem identidade a um espaço, e esse recorte extrapola o limite político-administrativo", explica Rockenbach.


Segundo ela, o turista busca produtos e experiências do seu interesse, experiências que podem transitar por diferentes territórios com identidade similar ou complementar. "Isso reforça a possibilidade de deslocamento do turista dentro de um roteiro interestadual".


Até agora, os técnicos realizaram inspeções nos territórios de roteiros que serão estruturados nas macrorregiões Sul e Norte. No Sul, o projeto vai promover o desenvolvimento do Roteiro Aparados da Serra, beneficiando Santa Catarina e Rio Grande do Sul. Na região Norte, a proposta integra os estados do Amazonas e Roraima.


Também estão previstas visitas às macrorregiões Sudeste ("Cruzeiros Rodoviários", que integra Minas Gerais, Rio de Janeiro, São Paulo e Espírito Santo) e Centro-Oeste ("Travessia do Pantanal", que liga Mato Grosso e Mato Grosso do Sul).

 

Veja também

Mais Lidas

1
Entretenimento

Mais lida da semana: pescador flagra sucuri gigante no Rio Aquidauana

2
Policial

Após denúncia, policiais encontram crianças se alimentando de fezes e vômito de cachorro

3
Geral

Semana começa com previsão de chuvas e trovoadas

4
Policial

Policiais civis encontram automóvel roubado escondido em aldeia

Informe Publicitário

Informe

Restaurante Pira passa por reforma e já volta no dia 1º

Previsão do Tempo

min23 max36

Aquidauana

Sol e aumento de nuvens de manhã. Pancadas de chuva à tarde e à noite.
min23 max36

Anastácio

Sol e aumento de nuvens de manhã. Pancadas de chuva à tarde e à noite.

Níveis dos Rios Hoje

Aquidauana
1,99m
Miranda
2,01m
Paraguai
0,19m

Colunas e Blogs

Valdemir Gomes

Aos...

Maria de Lourdes Medeiros Bruno

AI de ti, AQUIDAUANA!

Gabriel Novis Neves

MANIA NOVA

Ver Mais Colunas

Guia Cidade

Escolas Municipais

Escola CEI Pólo Andréia P. de Oliveira

Rua Felipe Orro, Pavilhão 3, Bairro da Exposição - 79200-000 Aquidauana/MS (67)
Associações e Sindicatos

AABB - Associação Atlética Banco do Brasil

Rua João Dias Feitosa, 1661 Bairro da Serraria - 79200-000 Aquidauana/MS (67) 3241 3051/99911
Segurança Predial

Proteção Geral

Rua Pandiá Calógeras - em frente a Enersul, 514 Centro - 79200-000 Aquidauana/MS (67) 3241-1074
Ver Mais
2
Entre em nosso grupo