X
Turismo

Mtur investe na inclusão de jovens no setor turístico

O Ministério do Turismo, em parceria com o Instituto de Hospitalidade (IH) e o Sindicato de Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares do Rio de Janeiro (SindRio), investe na qualificação e inclusão de jovens no mercado de trabalho de turismo através do projeto Trilha Jovem. O programa já tem, no Rio de Janeiro, 164 jovens executando alguma atividade relacionada com a área no setor turístico, com vários deles escalados para trabalhar durante os Jogos Parapan-Americanos.


No Projeto Trilha Jovem, que é desenvolvido no Rio de Janeiro no Centro Universitário Augusto Motta (Unisuam), os alunos recebem aulas de inglês, informática e passam por oficinas que desenvolvem competências básicas necessárias para a inserção no mercado turístico. Nas aulas, os alunos enfrentam situações semelhantes ao dia-a-dia da atividade, como a rotina de trabalho de uma agência de viagem, da atividade de uma rede hoteleira e até mesmo na área de alimentos e bebidas. Os alunos recebem orientações para essas três importantes áreas do setor turístico.


Além disso, um grupo formado por 3.600 voluntários foram preparados pelo Mtur para trabalhar nos Jogos Parapan-Americanos. O treinamento tem o objetivo de recepcionar, de maneira especial, brasileiros e estrangeiros que estarão no Rio durante as competições. Como aconteceu no Pan, o grupo ficará em contato direto com atletas e espectadores dos jogos, estimulando o visitante a conhecer os principais pontos turísticos da cidade, despertando nele a vontade de retornar à capital, trazendo familiares e amigos.


Os voluntários foram capacitados pelo método de educação à distância, programa que contou com o apoio do Sebrae/RJ e Comitê Organizador dos Jogos Pan e Parapan-Americanos (CO-Rio). O curso exigiu dos voluntários uma hora e meia de dedicação diária, por duas semanas. O conteúdo, dividido em 10 sessões de aprendizagem, englobou informações sobre turismo, hospitalidade e a arte de bem receber.

Deixe a sua opinião

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Geral

Acidentes em rodovias federais matam 6,16 mil pessoas em 2024

PRF diz que 84,5 mil se feriram em mais de 73 mil sinistros

Geral

Ministério do Turismo cancela cadastro da Hurb

Empresa já estava proibida de vender pacotes com datas flexíveis e, agora, perde também o registro no Cadastur

Voltar ao topo

Logo O Pantaneiro Rodapé

Rua XV de Agosto, 339 - Bairro Alto - Aquidauana/MS

©2025 O Pantaneiro. Todos os Direitos Reservados.

Layout

Software

2
Entre em nosso grupo