X
Turismo

Museu Chopin, em Varsóvia, guarda seu último piano

Lugar é ordenado por temas, com espaços voltados a diferentes aspectos da vida do compositor

Marcando o bicentenário de nascimento de Frédéric Chopin (1810-1849), foi inaugurado na última segunda-feira um museu dedicado ao compositor situado no antigo palacete Ostrogski, em Varsóvia. O lugar passou por expansão e reforma e para abrigar a coleção.

A procura por objetos pertencentes a Chopin foi o principal desafio da curadoria. Alguns itens, como cartas, foram destruídas por mulheres com quem ele se envolveu; outras, se perderam na Segunda Guerra Mundial (1939-1945).

Inicialmente, foram reunidas partituras musicais, rascunhos e outros objetos pertencentes a Chopin. E, segundo a curadora Alicja Knast, outros obejtos a ele relacionados estão sendo procurados.

O museu é ordenado por temas, com espaços voltados a diferentes aspectos da vida do compositor. Uma sala dedicada ao período em que viveu em Paris guarda o último piano em que ele compôs. Os visitantes aprendem que, na capital francesa, Chopin levava a vida dando aulas -era um dos professores mais caros da cidade.

A última sala do museu é voltada à sua morte, aos 39 anos, em outubro de 1849. Os visitantes observam sua máscara mortuária e uma mecha de cabelo, guardada pela família.

A idéia, segundo os organizadores, é fazer o visitante mergulhar no universo de Chopin por meio de equipamentos audiovisuais e interativos de alta tecnologia.

Os tíquetes custam US$ 7,50 e devem ser reservados pela internet ou comprados com antecedência no próprio museu.

Deixe a sua opinião

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Saúde

Ministério da Saúde atualiza a remuneração dos agentes de saúde

Atualmente, o Brasil conta com cerca de 267 mil agentes comunitários de saúde e 102 mil agentes de combate às endemias

Política

Salário de professores convocados tem que ser prioridade em MS, diz Kemp

Deputado cobrou equiparo na remuneração de servidores da educação

Voltar ao topo

Logo O Pantaneiro Rodapé

Rua XV de Agosto, 339 - Bairro Alto - Aquidauana/MS

©2024 O Pantaneiro. Todos os Direitos Reservados.

Layout

Software

2
Entre em nosso grupo