A aproximadamente 2 horas de carro de Cuiabá, capital do Mato Grosso, o destino é a pousada do Rio Mutum, um lodge localizado onde a natureza ainda é intocada. No acesso pela transpantaneira já é possível avistar a rica fauna e flora que mereceu o título de Patrimônio Natural da Humanidade pela UNESCO. Trata-se da maior planície alagável do mundo, com uma área aproximada de 200.000 quilômetros quadrados.
Sua biodiversidade inclui aproximadamente 650 espécies diferentes de aves, 262 espécies de peixes, 1.100 espécies de borboletas, 80 espécies de mamíferos, 50 espécies de répteis e mais de 1.700 espécies de plantas. Na viagem, é fácil ver jacarés, capivaras, ariranhas, macacos, araras, garças, mutuns (aves monogâmicas e territoriais que preferem andar do que voar), periquitos, papagaios, tucanos e tuiuiús que ilustram a paisagem pantaneira.
A diversidade natural é tão grande que turistas especializados, principalmente estrangeiros, escolhem passar suas férias praticando birdwatching (observação de pássaros). Para aqueles que querem apenas relaxar, os passeios mais indicados são as leves caminhadas, passeios de barco no Rio Mutum até a baía de Siá Mariana e a baía de Chacororé, que na cheia ultrapassa 15 quilômetros. Também são boas opções os safáris fotográficos, o alvorecer em barco a remo para conhecer espetáculo do despertar da natureza ou, simplesmente, assistir o por do sol na pousada degustando um saboroso caldo de piranha, prato da gastronomia regional.
Israel Waligora, 52, diretor da Ambiental, acredita que este é o local ideal para quem quer observar vários tipos de pássaros e também paisagens típicas, além das construções do povo pantaneiro e sua cultura. "O visitante que escolhe ir para o Pantanal Norte, terá a oportunidade de estar em contato com inúmeros tipos de animais, é ideal para quem quer conhecer a rica fauna da região, única no Brasil", diz Waligora.
Para conhecer o roteiro: http://ambiental.netguestdns.com.br/site/frontend/destinos_detalhe.asp?pac_id=111
Educação
A Feira de Tecnologias, Engenharias, e Ciências de Mato Grosso do Sul (FETECMS) irá ocorrer entre os dias 21 e 23 de outubro
Outubro Rosa
A ação faz parte da programação da campanha Outubro Rosa, mês de prevenção ao câncer de mama
Voltar ao topo