X

Parque Lagoa Comprida / Prefeitura de Aquidauana

O Parque da Lagoa Comprida é o único com uma Lagoa na região Urbana da cidade, lindo e com uma vasta área verde, o mesmo já sofreu bastanta com a ação do homem. 

Hoje com cerca de 74 hectares, o local abriga cerca de diversas espécies de animais que você nem imagina.

No local é possível encontrar cerca de 127, espécies de aves, duas delas em extinção, 15 espécies de anfíbios, 7 espécies de mamíferos, 1 em extinção, 9 espécies de peixes. Além disso também é possível encontrar 20 espécies arbóreas e 42 tipos de plantas aquáticas. Tudo catalogado por estudantes da região. 

Lagoa CompridaUm acervo bem rico em biodiversidade, dentro de um parque gigantesco, um patrimônio muito importante para a Prefeitura de Aquidauana. 

De acordo com o Biólogo da Secretaria de Meio Ambiente da cidade Fernando Ibanez, o parque além de ter essa grande riqueza natural, controla o clima local, armazena e escoa as águas da chuva, além de ser a principal atração da população em visitação. 

Apesar de diversos pontos positivos, a lagoa já sofreu bastante ao longo dos anos, com contaminação da água, "as pessoas encostavam os carros ali, na beira da lagoa, e lavavam seus veículos", conta o biólogo, que frisa que ali é o principal habitat de cobras, jacarés e capivaras.

"Adolescente pesca e abate jacaré com uma faca em lago de Parque Ecológico em Aquidauana (MS)", esse foi o título de uma matéria do Jornal o Pantaneiro em 2019 quando um menor de idade foi pego caçando animais dentro do parque. 

É extremamente muito comum para quem vive no Pantanal e em cidades de Mato Grosso do Sul, avistar jacarés nas infinitas lagoas existentes. Até mesmo na Capital, já foi encontrado um jacaré passeando. Os sul-mato-grossenses que se prezem, valorizam e respeitam sua fauna e flora, cuidando e protegendo. 

Apesar disso,fernando conta que com a ajuda da população o parque está seguro, por agora em relação a caça, "hoje eu quando entro no meio desse mato, eu mesmo saio desarmando diversas armadilhas de caças. Volto no final do dia com um monte delas emboladas", afirma. 

É importante reforçar que o quem for pego caçando qualquer tipo de animal silvestre no parque e fora pode ser preso e ainda multado. 

É através de seus bichos e animais silvestres que nosso Pantanal é composto. Na Lagoa Comprida, não é diferente. Além do local ser um espaço público, os munícipes estão 'acostumados' a conviver com os bichos.

O Parque da Lagoa comprida deve ser totalmente cercado e ainda receber a nova cede da Polícia Militar Ambiental, onde a mesma poderá controlar ações de homem na natureza, "Estamos com um projeto para cercar aproximadamente 5 km do parque, para que as pessoas parem de jogar lixo lá no local e não poluam mais o meio ambiente", conclui. 

Parque Lagoa Comprida
 

Deixe a sua opinião

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Investimentos

Investimentos públicos garantem qualidade de vida e potencializam turismo em Rio Verde

Governador cumpriu agenda no município

Operação Pantanal

Força-tarefa segue ativa para prevenir e combater incêndios no Pantanal

Objetivo é evitar novos focos em nova onda de calor e tempo seco

Voltar ao topo

Logo O Pantaneiro Rodapé

Rua XV de Agosto, 339 - Bairro Alto - Aquidauana/MS

©2024 O Pantaneiro. Todos os Direitos Reservados.

Layout

Software

2
Entre em nosso grupo