29 de julho de 2021
Anuncie Aqui
Pesquisa

Pesquisa inédita mostra os impactos do Covid-19 no comércio do MS

Na região do Pantanal, o turismo e a moda foram os que apresentaram maiores reduções

11 MAI 2020 - 15h00min
Kamila Alcântara


O IPF (Instituto de Pesquisas e Desenvolvimento) da Fecomercio MS, juntamente com o sistema Sesc e Sebrae, divulgou um balanço dos impactos da pandemia de Coronavírus no comércio de bens e serviços em todo Mato Grosso do Sul. Nas regiões turísticas pantaneiras e do eixo para Bonito, a maior preocupação dos empresários foi na busca de estratégias para se comunicar com os clientes.

Para entender melhor, os pesquisadores dividiram o Estado em quatro regiões – Pantanais: eixo Corumbá Ladário, onde está Aquidauana e Anastácio; Centro-Norte: eixo Campo Grande e Coxim; Leste: eixo Três Lagoas; Sudoeste: eixo Dourados e Bonito.Em nossa região, 86% das pessoas entrevistadas acreditam que houve sim redução da venda de produtos, mas é importante levar em consideração que cada região é força na prestação de um serviço.  “O turismo e a moda foram os que apresentaram maiores reduções. Em beleza, nutrição, saúde, supermercados e similares houve a possibilidade de aumentos pontuais”, aponta o documento.




Com essas reduções, os empresários, em sua para evitar demissões, pois a grande maioria, não fizeram alterações no quadro de colaboradores. Das alternativas encontradas para manter o quadro de funcionários, 71% aplicaram alterações nos canais de venda e divulgação dos produtos, 31% mudaram a carga horária de trabalho e 26% suspenderam temporariamente os contratos.



Mesmo assim, 38% dos empresários precisaram demitir e a queda média do faturamento foi de 46%. Os segmentos que tiveram mais impactos negativos sobre o faturamento foram os segmentos de hotéis, eventos, restaurantes e similares, cujas variações ultrapassaram 50%.

Já quando o assunto é a saúde financeira do consumidor, a pesquisa apontou o comportamento deles para sobrevivência financeira durante a pandemia. Na região dos Pantanais, 55% dos ouvidos disseram que a rende diminuiu. Também foi a região que mais declarou ter feito uso do Auxilio Emergencial do Governo Federal, com de 89%. 

A mudança na rotina foi inevitável, colocando atividades como maratonar séries e filmes em primeiro lugar nas atividade mais comuns, seguidos fazer vídeos chamadas com os parentes e amigos. Em nossa região, 89% das pessoas estão priorizando o comércio local, mesmo que a distância.


Por fim, passada a pandemia, a recuperação econômica tenderá a ser mais rápida, na comparação as demais mesorregiões. Foram aplicados 1.717 questionários aplicados de 06 a 27 de abril, por telefone, para consumidores, com 95% de nível de confiança e 3% de margem de erro. Já aos empresários, foram 1.717 questionários aplicados de 06 a 27 de abril, por telefone, 95% de nível de confiança e 3% de margem de erro.

 

 

Veja também

Mais Lidas

1
Aquidauana

Em ultrapassagem, motorista perde controle e bate em guard rail

2
Aquidauana

Missa de 7º dia de Mayara será hoje em Aquidauana

3
Anastácio

Colisão entre duas carretas na BR-262 deixa uma pessoa ferida

4
Dois Irmãos do Buriti

Caminhão bate em viatura perto de Aquidauana

Informe Publicitário

Informe

Itajú Eco Hotel reinaugura em agosto com 3 dias de atrações

Previsão do Tempo

min10 max20

Aquidauana

Sol com algumas nuvens. Não chove.
min10 max20

Anastácio

Sol com algumas nuvens. Não chove.

Níveis dos Rios Hoje

Aquidauana
1,94m
Miranda
1,77m
Paraguai
1,17m

Colunas e Blogs

Valdemir Gomes

O...

Rosildo Barcellos

Aruanã Etô – É o lugar das máscaras !

Gabriel Novis Neves

A GRATIDÃO TAMBÉM É VIRTUDE ETERNA

Ver Mais Colunas

Guia Cidade

Bares/Panificadoras/Lanchonetes

Sorvetes Italiano Chocobom

Rua Estevão Alves Corrêa, Barrakech - 79200-000 Aquidauana/MS (67) 3241-6875
Ponto de Táxi

Ponto de Táxi Nº 3

Rua Teodoro Rondon, s/n - 79200-000 Aquidauana/MS (67) 3241 2230
Bares/Panificadoras/Lanchonetes

Cacimba Sorveteria

R. Manoel Antônio Paes de Barros, 616 Centro - 79200-000 Aquidauana/MS (67) 3241-6272
Ver Mais
2
Entre em nosso grupo