A PF (Polícia Federal) em São Paulo começou nesta segunda-feira a atender os pedidos de passaporte que haviam sido agendados pela internet. O serviço de agendamento pelo site da PF começou no último dia 10.
O serviço foi implantado para acabar com as filas na porta da Superintendência Regional do órgão, na Lapa (zona oeste de São Paulo), que ocorreram quando foi implantado o novo modelo de passaporte, no dia 13 de abril. A implantação do novo sistema associada à falta de cadernetas de confecção do modelo antigo causou tumultos e até venda de lugares nas filas.
Nesta segunda, 400 pessoas foram atendidas na superintendência da PF, mas segundo delegado-chefe da Delemig (delegacia de imigração), Marco Antonio Veronezzi, a capacidade é de até 700 por dia. "Agora as pessoas têm certeza que v/ao ser atendidas, por isso não precisam vir aqui de madrugada ou pagar por lugar na fila, como acontecia antes", avalia o delegado.
Na Grande São Paulo, a solicitação de passaporte pode ser feita em postos nos shoppings ABC (em Santo André), Eldorado e Ibirapuera (ambos na zona oeste de São Paulo) e Internacional Guarulhos, além da superintendência.
Processo
No site da PF, o usuário deverá preencher o requerimento com os dados pessoais, imprimir o boleto da taxa de R$ 156,07 e gerar o protocolo. O próximo passo é voltar para o site da PF, selecionar a data da entrega dos documentos e o local.
O prazo para entrega do documento é de seis dias úteis no caso de quem solicitar na superintendência. Nos shoppings, a espera é de dez dias.
Novos postos
Segundo Veronezzi, nos postos da Grande São Paulo são atendidas até 1.200 pessoas por dia, mas o número pode aumentar para até 1.500 nos próximos meses. Na segunda-feira (27) começa a funcionar mais um posto no shopping Alphaville, em Barueri (Grande São Paulo). Quem quiser já pode agendar a solicitação no novo posto.
A previsão é de que a Grande São Paulo ganhe ainda mais dois postos até o fim do ano. Em setembro deve começar a funcionar um no shopping Metrô Tatuapé. A PF também negocia a abertura de mais um no shopping Light, no centro da cidade.
Aquidauana
Ele foi socorrido pelo Corpo de Bombeiros
Economia
Companhia atua para garantir preço a produtores e consumidores
Voltar ao topo