28 de janeiro de 2021
Anuncie Aqui
-->
Turismo

Piracema muda foco de empresários para turismo ecológico

7 NOV 2007 - 08h49min
portal bonito

Com o início da proibição da pesca por conta da piracema, muitos empresários de turismo, têm que parar seus barcos para manutenção ou então mudam de turismo de pesca para turismo contemplativo ou ecológico. Ernesto Vieira Neto, guia de turismo de uma empresa de passeios de barcos diários, afirma que nessa época do ano são oferecidos pacotes ecológicos para os turistas.


"Com a chegada da Piracema, nós mudamos a nossa maneira de trabalho começamos com um City-tour pela cidade, onde procuro mostrar e contar um pouco da história local, para que eles saiam daqui conhecendo o município. Depois eles fazem um passeio de barco onde contemplam as belezas que o Pantanal lhes oferece. Realizamos também um passeio terrestre pela estrada parque e terminamos com uma visita a cidade vizinha para compras", afirmou ao Corumbá On Line Ernesto que tenta fazer um diferencial para atrair os turistas durante a piracema.


Segundo Lincoln Kobaiassi, que cuida da parte de pesca da mesma empresa, diz que o fluxo de turistas é maior durante a época de junho á agosto, já em novembro e dezembro, há uma queda, devido à época do Natal onde as pessoas procuram estar com suas famílias.


Já para o empresário Geraldo dos Santos Veríssimo Junior, que é proprietário de uma empresa de barcos hotéis há 20 anos, diz que nessa época realiza o conserto dos barcos. "Como temos que estar fazendo sempre uma revisão nos barcos, aproveito a época da Piracema para fazer todas as reformas que são necessárias. Sendo que de dois em dois anos tenho que fazer a vistoria a seco, o que me toma mais tempo, pois o barco tem que ser retirado da água para ganhar pintura nova e para serem checados todos os itens que a Anvisa e a Marinha pede".


Quando perguntado sobre o movimento de turistas na alta temporada, Geraldo disse que o movimento desse ano foi bom, poderia ter sido melhor, mas as queimadas desse ano atrapalharam um pouco, "temos uma boa estrutura na parte dos barcos, mas de que adianta se os turistas que vieram esse ano, vão levar uma imagem feia do pantanal, pois lá pra cima as queimadas acabaram com boa parte da vegetação".


"O Pantanal é único e tem que ser usado de forma consciente, só que isso não vem acontecendo, porque com a chegada dessas ONGs e da criação de parques ecológicos, os barcos são obrigados a ficarem todos reunidos em um espaço muito pequeno, tornando essa área mais propícia à degradação", disse ao Corumbá On Line Geraldo, ao falar das áreas de preservação ambiental.


O defeso começou ontem e vai até o dia 29 de fevereiro, já a modalidade pesque e solte será permitida entre os dias 01 de janeiro a 29 de fevereiro.

 

Veja também

Mais Lidas

1
Geral

Após divulgar notas de falecimento na cidade, dona Vicentina gravou a divulgação da própria morte

2
Geral

Aquidauana amanhece sem serviços de telefonia móvel da claro

3
Policial

PRF apreende cerca de R$ 3 milhões escondidos com passageiro de ônibus em MS

4
Anastácio

Anastácio registra morte de idosa de 70 anos por coronavírus

Vídeos

Após chuvas, árvore cai em cima do telhado de residência em Corumbá

Com período chuvoso intenso, rio Aquidauana sobe e chega a 5 metros

Após acidente de trânsito envolvendo carro e moto, vítima é levada para pronto socorro

Ver mais Videos

Previsão do Tempo

min24 max34

Aquidauana

Sol com algumas nuvens. Chove rápido durante o dia e à noite.
min24 max34

Anastácio

Sol com algumas nuvens. Chove rápido durante o dia e à noite.

Níveis dos Rios Hoje

Aquidauana
5,64m
Miranda
7,46m
Paraguai
1,26cm

Colunas e Blogs

Valdemir Gomes

A...

Mariana Thomé

Corrupção nas empresas: o que o compliance tem a ofer...

Raquel Anderson

Dialeto caipira, uma maravilha!

Ver Mais Colunas

Guia Cidade

Bares/Panificadoras/Lanchonetes

Esporte Bilhar

Rua Estevão Alves Corrêa, 975 Centro - 79200-000 Aquidauana/MS (67) 3241-1931
Farmácias e Drogarias

Drogaria Pantanal

Bichara Salamene, 1645 Bairro da Serraria - 79200-000 Aquidauana/MS (67) 3241 2743
Empréstimos

Empéstimo Banco Matone

Rua Manoel Antônio Paes de Barros, 606 Centro - 79200-000 Aquidauana/MS (67) 3241-3852 / 990
Ver Mais
Fale com a redação