Posição geográfica estratégica, praias e ilhas encantadoras do litoral norte catarinense, transformam Porto Belo em lÃder estadual na recepção de navios de cruzeiro.
O nome já diz quase tudo. Basta entrar no site www.portobelo.com.br, checar as paisagens e atrativos da região onde fica esse pequeno municÃpio catarinense de 15 mil habitantes, para compreender a procedência de seu nome. Além da beleza inquestionável de suas encostas, praias e ilhas, a posição geográfica estratégica faz de Porto Belo o principal porto de Santa Catarina para os navios de cruzeiro marÃtimo cada vez mais numerosos na Costa Esmeralda.
O nome dado à região é, também, bastante apropriado. Refere-se à cor do mar nessa área privilegiada do litoral norte catarinense, composta por cerca de 45 praias e ilhas dos municÃpios vizinhos de Porto Belo, Bombinhas e Itapema. Para se ter uma idéia do potencial da Costa Esmeralda, Porto Belo conta com aproximadamente 800 meios de hospedagem, e Bombinhas, 8 mil.
Na temporada de cruzeiros marÃtimos 2007/2008, que começou em outubro e segue até abril, Porto Belo receberá 38 escalas de transatlânticos internacionais com um total de 70 mil cruzeiristas. De lá, eles têm várias opções para passar o dia em terra. Podem ir a Florianópolis, a 65 km, ao Balneário de Camboriu, a 70 km, ou ao Parque Beto Carreiro, a 70 km. No ano passado, a região recebeu 20 escalas de navios com aproximadamente 50 mil passageiros.
Apesar de não haver, ainda, dados estatÃsticos oficiais, estima-se que a taxa de desembarque dos cruzeiristas beira 90%. Taxistas, guias de turismo e motoristas de vans e microônibus agradecem o movimento.
A maioria dos cruzeiristas opta por permanecer na Costa Esmeralda e conhecer seus atrativos, segundo a Secretaria Municipal de Turismo de Porto Belo. O empreendimento turÃstico privado Ilha de Porto Belo é um dos preferidos. Para chegar lá, o turista faz a travessia de barco até a ilha, em dez minutos. Lanchas, escunas e até os barcos da Associação dos Pescadores Artesanais de Porto Belo prestam o serviço de transporte.
Para os pescadores, é uma excelente oportunidade para complementação de renda. Eles passam por capacitações, usam uniformes e seus barcos são adaptados para transportar passageiros, seguindo normas da legislação portuária e da Vigilância Sanitária.
Na Ilha de Porto Belo, há desde esportes náuticos (esqui aquático, banana boat etc.), trilhas ecológicas, museu e pousadas até restaurantes à disposição do visitante. A temporada atual ainda está acontecendo e a próxima já começa a ser agendada. Até o momento, de acordo com a demanda das companhias e agências de viagem, Porto Belo deverá receber 48 escalas de navios com 108 mil passageiros a bordo na temporada 2008/2009.