A Prefeitura de Bonito está ativando postos em locais de grande concentração de turistas e prossegue nesta segunda-feira com o mutirão de prevenção á febre amarela. Nesta segunda-feira a Secretaria de Saúde do municÃpio recebe reforço de 3 mil doses da vacina, além de dois carros de pulverização.
Segundo o prefeito José Arthur, praticamente toda a população já está imunizada e a preocupação é com os visitantes que não tenham tomado a vacina. O mutirão, que envolve a secretarias municipais de Saúde, Meio Ambiente e Turismo, foi deflagrado em função do caso de uma turista que teria passado seis dias na cidade e foi internada em São Paulo com sintomas da febre amarela.
Segundo o prefeito, na semana passada foram aplicadas 580 doses da vacina anti-amarÃlica. A maioria dos turistas que visitam Bonito passa o dia em balneários e pousadas na área rural, praticando ecoturismo, passeios em corredeiras e flutuação em piscinas naturais. Nesse caso, é recomendada a vacinação, pois na área rural estão expostos à febre amarela silvestre.
O prefeito José Arthur disse que a vacinação é uma medida preventiva, pois não acredita que o caso notificado em SP tenha relação com a sua cidade. Ele disse que a única notificação oficial do municÃpio é de um caso de dengue. O que há de comum entre as duas doenças é o transmissor.
Tanto a dengue quanto a febre amarela tem como transmissor o mosquito Aedes aegypti (no caso da febre amarela urbana). "Vamos intensificar nossas ações. O que posso dizer é que fizemos um trabalho muito forte no ano passado, quando houve a epidemia de dengue. Nunca foi notificado caso de febre amarela em nosso municÃpio", disse José Arthur no sábado.
A notificação que é tratada pela Secretaria de Saúde de São Paulo como um caso 'importado' de Mato Grosso do Sul, preocupa as autoridades de Bonito, onde a paciente internada passou cinco dias. Mesmo que o caso não tenha confirmação da origem, o prefeito de Bonito lamenta que a notÃcia afeta a cidade, que é um dos principais destinos ecoturÃsticos do PaÃs.
"à muito temeroso afirmar que a doença tem origem aqui, pois sabemos que a mulher que está internada em SP passou por vários municÃpios". A mulher internada em SP teria ido de carro até Bonito e passou por Dourados, Itaporã, Maracaju e Guia Lopes da Laguna, a 270 quilômetros de Campo Grande. Bonito fica a 70 quilômetros de Jardim outro destino ecoturÃstico do Estado.