27 de janeiro de 2021
Anuncie Aqui
-->
Turismo

Projeto GEF Rio Formoso monitora a qualidade da água e do solo no município de Bonito

24 OUT 2007 - 11h50min
assessoria de comunicação

De dia 22 até o dia 27 de outubro o engenheiro-agrônomo da Embrapa Agropecuária Oeste, Luís Carlos Hernani, e o engenheiro agrônomo da Agraer e coordenador técnico local do Projeto, Airton Garcez estarão reunidos em Bonito para dar andamento ao monitoramento dos indicadores da qualidade do solo e da água na Bacia Hidrográfica do Rio Formoso.


Durante os seis dias de trabalho os técnicos irão definir os pontos estratégicos onde será monitorada a qualidade da água e os possíveis locais para a instalação das Estações Hidrossedimentológicas que futuramente servirão para avaliar, em tempo real, a dinâmica de vazão, a pluviometria e a produção de partículas em suspensão. Estima-se que ao longo da bacia sejam escolhidos quinze lugares diferentes para a realização de monitoramento de parâmetros hídricos, sendo sete pontos no Mimoso, três no Complexo Anhumas - Taquaral - Formosinho e cinco nas bacias do Formoso e do Sucuri.


Nas amostras de solo serão avaliadas as qualidades física, química e biológica e, nas de água, as características físicas e químicas.
De acordo com Hernani esta atividade visa a acompanhar os impactos das ações de intervenção do GEF Rio Formoso sobre a qualidade do solo e da água. As avaliações serão realizadas antes, durante e depois do Projeto.


As determinações e coletas que serão realizadas a partir de agora, a cada três meses até maio de 2008 vão caracterizar a fase inicial de captação dos dados. As amostragens feitas após a implantação das ações de manejo e desenvolvimento sustentável definirão os impactos gerados durante as intervenções do GEF Rio Formoso, e o trabalho realizado posteriormente mostrará o que qualitativamente foi melhorado após o Projeto.


Informações sobre o projeto- O GEF Rio Formoso foi iniciado oficialmente em 2005 e atua para promover a conservação da biodiversidade da Bacia hidrográfica do Rio Formoso, por meio do manejo sustentável do solo e da água.


Com as ações do Projeto serão criadas, com a participação direta da comunidade, alternativas sustentáveis para o desenvolvimento das atividades econômicas no município (agropecuária e turismo). Além disso, o Projeto prevê a execução de processo de treinamento e educação ambiental que permitirão a continuidade dessas atividades sem degradar o meio ambiente mas, ao contrário, induzindo melhorias estáveis na qualidade de vida.


O Projeto financiado pelo Banco Mundial é coordenado pela Embrapa Solos (Rio de Janeiro) e conta com a participação das unidades Gado de Corte (Campo Grande - MS), Agropecuária Oeste (Dourados - MS) e Pantanal (Corumbá - MS). Também são executoras do projeto a Agência de Desenvolvimento Agrário e Extensão Rural (Agraer), Secretaria de Estado de Meio Ambiente das Cidades, do Planejamento, da Ciência e Tecnologia (Semac), Conservação Internacional (CI Brasil) e Fundação Cândido Rondon (FCR).


O Projeto possui ainda outros colaboradores e co-executores importantes como a Prefeitura Municipal de Bonito, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, o Instituto das Águas da Serra da Bodoquena (IASB), Instituto de Ensino Superior da Funlec (IESF) e apoio técnico e institucional do Ibama.

 

Veja também

Mais Lidas

1
Aquidauana

Idoso é encontrado debilitado e desnutrido em casa em Aquidauana

2
Aquidauana

Aquidauanense de 18 anos participa de competição nacional de melhor barbeiro

3
Geral

Confira as oportunidades da Casa do Trabalhador de Aquidauana

4
Geral

Após 55 dias internado por conta da Covid-19, seu Oto recebe alta e se recupera junto da família

Vídeos

Após chuvas, árvore cai em cima do telhado de residência em Corumbá

Com período chuvoso intenso, rio Aquidauana sobe e chega a 5 metros

Após acidente de trânsito envolvendo carro e moto, vítima é levada para pronto socorro

Ver mais Videos

Previsão do Tempo

min24 max34

Aquidauana

Sol com algumas nuvens. Chove rápido durante o dia e à noite.
min24 max34

Anastácio

Sol com algumas nuvens. Chove rápido durante o dia e à noite.

Níveis dos Rios Hoje

Aquidauana
5,64m
Miranda
7,46m
Paraguai
1,26cm

Colunas e Blogs

Valdemir Gomes

A...

Mariana Thomé

Corrupção nas empresas: o que o compliance tem a ofer...

Raquel Anderson

Dialeto caipira, uma maravilha!

Ver Mais Colunas

Guia Cidade

Hotéis

Hotel de Trânsito do Exército

Rua 7 de Setembro, 1575 Guanandy - 79200-000 Aquidauana/MS (67) 3241-1600/241-3
Pousadas

Fazenda Rio Negro

Rio Negro, - Aquidauana/MS (67) 326-0002 / 326- www.fazendarionegro.com.br
Bancos

Banco Itaú

Rua Estevão Alves Corrêa, 579 Centro - 79200-000 Aquidauana/MS (67) 3241-3796 / 324 www.itau.com.br
Ver Mais
Fale com a redação