X
Turismo

Projeto GEF Rio Formoso promove curso de capacitação em arborização de pastagens e cultivo em Bonito

Entre os dias 25 e 27 de setembro o Projeto GEF Rio Formoso promove, em Bonito (MS), o curso de atualização técnica em arborização de pastagens e cultivos. O evento deve reunir aproximadamente 30 pessoas entre produtores rurais e técnicos da Agraer, Embrapa, Ong's, entre outros.


Para ministrar o curso foram convidados dois técnicos da Embrapa Florestas (Curitiba - PR), o engenheiro-agrônomo Vanderley Porfírio e o engenheiro-florestal Amilton Baggio.


O evento tem por objetivo divulgar experiências em sistemas silvipastoris, capacitando os participantes para a transformação de pastagens e cultivos convencionais desprovidos de biodiversidade e proteção florestal em sistemas arborizados.


Segundo o engenheiro-agrônomo da Agraer e coordenador do componente "Desenvolvimento de atividades sustentáveis" do GEF Rio Formoso, Sandro Cardoso o município de Bonito possui na pecuária de corte e leite atividades relevantes, o que justifica um curso desta importância, pois vai de encontro com os objetivos e metas do projeto, que são a melhoria da qualidade das pastagens, do rebanho, com aumento da produtividade e consequentemente da renda do produtor, que passa a diversificá-la, de forma sustentável sem agredir o meio ambiente.


No sistema silvipastoril, um tipo de sistema agroflorestal (SAF), forrageiras, lavouras de grãos animais e árvores podem ser cultivados, simultaneamente, na mesma unidade de área.


Em Bonito, o GEF Rio Formoso que é um projeto de recuperação, conservação e aumento da biodiversidade na bacia hidrográfica do Rio Formoso, já começou a implantar em algumas pequenas propriedades os SAF's.


De acordo com o engenheiro agrônomo da Agraer e coordenador técnico local do Projeto, Airton Garcez, a iniciativa permite recuperar áreas degradadas sem deixar de lado a geração de renda do produtor. "Com a implantação dos SAF's é possível verificar que o uso racional do espaço e dos recursos naturais podem garantir a melhoria de renda nas propriedades", observa Garcez.


Esta é mais uma etapa da fase de capacitação dos técnicos, já que a intenção do GEF Rio Formoso é implantar até 2008 sistemas de arborização de pastagens e lavouras nas áreas de intervenção do Projeto, e capacitar profissionais da região para implantá-los em outros lugares.


A iniciativa, que prevê arborização em faixas nas áreas agrícolas, pretende ainda incentivar o plantio de árvores no meio de pastagens, o que garante madeira para uso local e para comercialização, podendo também servir como quebra-vento, contenção e infiltração de água no solo, evitando os processos erosivos que afetam atualmente muitas bacias hidrográficas dos Cerrados brasileiros, entre as quais a Bacia do Rio Formoso.


Utilizar estes sistemas é uma forma de contribuir para a diversidade de animais silvestres, além de melhorar as condições ambientais tanto para os seres humanos, quanto para os animais domésticos, que terão sombra no verão e proteção contra os ventos frios do inverno.


O curso de atualização técnica em arborização de pastagens e cultivos será realizado no Instituto de Ensino Superior da Funlec, em Bonito (MS) das 8:00 às 12:00 horas e das 14:00 às 18:00 horas.

Deixe a sua opinião

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Internacional

Túmulo do papa foi feito com pedra da região de seus avós, na Itália

Ardósia de Lavagna vem da Ligúria, na Itália

Serviços

Conselho dos Povos Originários é reativado após 15 anos em MS

Os trabalhos da entidade foram retomados com a posse dos novos membros, titulares e suplentes, realizada na quinta-feira

Voltar ao topo

Logo O Pantaneiro Rodapé

Rua XV de Agosto, 339 - Bairro Alto - Aquidauana/MS

©2025 O Pantaneiro. Todos os Direitos Reservados.

Layout

Software

2
Entre em nosso grupo