Uma rede de hospedagens brasileiras de caráter familiar, que inclui atividades de lida (produção), histórico-culturais e de lazer para incentivar o Turismo no Espaço Rural. Este é o projeto Fazendas do Brasil - rede nacional e consórcio internacional de turismo, que une rotas brasileiras, e faz lançamento em Campo Grande, com um típico quebra - torto pantaneiro hoje, às 7h30, no Sebrae/MS.
O evento é realizado pela Associação Brasileira de Turismo Rural de MS - Abraturr/MS, Associação Pousadas Pantaneiras - Appan, Associação Campo-grandense de Turismo Rural - Actur, Rede Nacional Fazendas do Brasil e Sebrae/MS.
De acordo com Alexandre Marques, presidente da Appan, o objetivo é fortalecer a divulgação de destinos turísticos das fazendas sul-mato-grossenses e aumentar o fluxo de turistas locais e estrangeiros no Estado. "O associativismo concede força às propriedades rurais e permite o intercâmbio com redes de turismo de outros países, resultando em projeção internacional e maior ganho para o setor", acredita.
Participam do consórcio "Fazendas do Brasil" propriedades rurais dos estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Ceará, Minas Gerais, Pernambuco e Mato Grosso do Sul. Ao todo são 84 fazendas no país, sendo dez sul-mato-grossenses.
"São alojamentos rurais - engenhos, sítios, pousadas e fazendas nas diversas atividades de produção - que conservam uma vivência familiar, com manifesto interesse cultural e preservação de costumes e tradições", diz Alexandre.
Em Mato Grosso do sul a maior parte das fazendas são de atividade pecuária e tem no turismo uma segunda alternativa de renda. Fazem parte do Consórcio: Fazenda São José (Pousada Aguapé), Fazenda Pouso Alto, Pousada Campo Lourdes, Hotel Fazenda Baía das Pedras, Fazenda Mangabal, Pousada dos Monteiros, Fazenda Santa Inês, Pousada Baía dos Patos, Fazenda Santa Cruz, Baía Grande, Pontal das Águas e Vovô Dedê.
"A atividade rural é forte no Estado, as fazendas que se dispuseram a investir no turismo tem percebido o retorno. Os estrangeiros são hoje os principais consumidores do nosso destino, mas a intenção é incentivar também o consumo interno do produto turístico do campo", explica Márcia Rocha, consultora de Turismo do Sebrae/MS.
Complementando a oferta em hotelaria, as fazendas oferecem ao visitante a oportunidade de vivenciar o dia-a-dia do campo, através de atividades temáticas e típicas, como ordenha, cavalgada, focagens de animais silvestres, contato com a natureza, gastronomia típica pantaneira, artesanato regional, história e costumes.
Com a rede, espera-se que haja um intercâmbio entre Brasil e União Européia, onde já existe o projeto Europa das Tradições - Uma Visão Transatlântica, que inclui fazendas da Irlanda, França, Eslovênia, Reino Unido, Holanda e Portugal. "Esta parceria teve início em 2003, quando estreitamos relações com a Turihab (Associação de Turismo de Habitação), de Portugal, que manifestou grande interesse no Brasil"
Serviço - O lançamento do Consórcio Internacional "Fazendas do Brasil" acontece no Sebrae/MS, na entrada para o auditório, situada na Avenida Mato Grosso 1661. Mais informações pelo telefone (67) 3389-5511.
Ciência
Ação é em parceria entre Fundect e UFMS
Policial
Balanço foi feito pela Sejusp
Voltar ao topo