Para entender mais sobre a importância e os hábitos dessa espécie, O Pantaneiro entrevistou o biólogo, Fernando Ibanez Martins
Urubu-rei no centro se alimentando / Rhobson Lima / O Pantaneiro
Na manhã da última quinta-feira, 5, uma cena inusitada chamou atenção na região da Estrada Parque de Piraputanga, em Aquidauana. Um urubu-rei, ave rara na região, foi registrado ao lado de urubus de cabeça preta. A imagem não só impressiona pela rara presença da espécie, mas também destaca a importância do ecossistema local.
A Presença do Urubu-Rei
Para entender mais sobre a importância e os hábitos dessa espécie, O Pantaneiro entrevistou Fernando Ibanez Martins, biólogo, formado em Ciências Biológicas pela UFMS, com mestrado e doutorado em Ecologia e Conservação da Natureza. Fernando é servidor da Prefeitura de Aquidauana, onde atua na Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SEMA).
Em que circunstâncias o urubu-rei costuma aparecer?
Segundo Fernando, o urubu-rei é mais comumente visto em áreas preservadas, como florestas, margens de rios e encostas de serras. "Ele é avistado principalmente em locais onde há carcaças de animais expostas", explica.
É comum avistar o urubu-rei na região de Aquidauana?
"Apesar de ocorrer em quase todo o território nacional, o urubu-rei é mais raro de ser visto. Isso se deve à sua dependência de áreas preservadas, seu porte maior e ciclo reprodutivo mais lento em comparação aos outros urubus", detalha o bólogo. Por esses motivos, suas populações são menores do que as de outras espécies, como os urubus de cabeça preta, vermelha e amarela.
A Importância no Ecossistema
O urubu-rei tem um papel crucial no ecossistema. "Não apenas ele, mas todas as espécies de urubus são essenciais para a saúde ambiental, pois se alimentam de carcaças e atuam como 'faxineiros da natureza'. Eles são fundamentais na ciclagem de nutrientes", afirma Fernando.
Comportamento Registrado na Foto
O comportamento registrado na foto reflete a natureza dessa espécie. "Ele estava fazendo o que faz de melhor: se alimentando da carcaça de um animal. O urubu-rei, além de maior, possui um bico mais poderoso que lhe permite rasgar o couro de carcaças ainda não decompostas. Ele é o primeiro a chegar e, por ser mais agressivo, domina o espaço, reafirmando sua posição como 'rei'."
Sarcoramphus papa: O Rei dos Urubus
Popularmente conhecido como urubu-rei, seu nome científico, Sarcoramphus papa, também reflete seu status. "Ele é o maioral entre os comedores de carniça, uma espécie impressionante e fundamental para os ecossistemas onde está presente", conclui Fernando.
O flagrante na Estrada Parque de Piraputanga reforça a importância de preservar o bioma local, garantindo espaço e recursos para que espécies tão fascinantes continuem a existir e a desempenhar seus papéis na natureza.
Economia
Jovens de países pobres sofrem mais para conseguir um emprego
Policial
"Queremos padronizar as polícias", disse o ministro Lewandowski
Voltar ao topo