16 de janeiro de 2021
Anuncie Aqui
-->
Turismo

Renovada, capital alemã atrai interessados em cultura

30 NOV 2007 - 09h49min
folha on line

Cosmopolita, Berlim é um convite permanente aos amantes de novas tendências e de cultura. Capítulo da história da Europa a céu aberto, a cidade ainda está em plena metamorfose. Desde a queda do Muro de Berlim, símbolo da Guerra Fria, a capital alemã vive em constante reconstrução.


Ainda assim, por toda parte é possível encontrar lembranças de quando Berlim era dividida. "Ich bin eir Berliner", a célebre frase de John F. Kennedy retratava o sonho de ser livre.


Hoje, liberdade é um estilo de vida para os berlinenses. Visitar a cidade é mergulhar nesse estado de espírito. Nesta época do ano, há um motivo a mais para quem visita Berlim: a magia dos "Weihnachtsmarkt" (mercados de Natal).


Com uma programação especial, nada menos que 50 mercados de Natal estão espalhados pela cidade. E, na comemoração do Ano Novo, concertos e shows de fogos de artifício no portão de Brandenburgo, o cartão-postal de Berlim.


Durante quase 30 anos, as portas de Brandenburgo ficaram bloqueadas para o tráfego de pedestres e automóveis. Esse monumento neoclássico passou a ficar em Ost Berlin, o lado oriental da cidade ocupada pelos soviéticos, depois da construção do Muro de Berlim.


Até a reunificação do país, em 1990, o espaço que o rodeava era território neutro, uma área conhecida como "terra de ninguém". Atualmente, é possível ver no chão da rua a marca deixada pelo Muro de Berlim e visitar a sala do Silêncio, administrada pelas Nações Unidas, para que os visitantes reflitam sobre a paz.


O que restou do "Der Mauer", nome do muro em alemão, pode ser visto em três pontos da cidade. Um deles é a East Side Gallery, a galeria de pintura mais longa do mundo. São 1.300 metros de ilustrações feitas por 106 artistas em 1990.


Perto da Potsdamer Platz também é possível ver alguns pedaços do muro grafitado. Um memorial e o Centro de Documentação do Muro retratam a vida cinzenta do ex-lado socialista de Berlim. Lá, os 300 metros do Muro estão intactos.


Assim como fênix que renasceu das cinzas, Berlim, que teve 50% dos prédios destruídos na Segunda Guerra Mundial, foi refeita, preservando os elementos originais.


Conseguiu se transformar numa cidade descolada, com excelentes museus, monumentos restaurados e vida noturna agitada. "Berlim é como Nova York nos anos 80", escreveu recentemente o jornal "The New York Times.


O contraste dos estilos arquitetônicos é um dos pontos altos da capital alemã. Há 50 anos, grandes nomes da arquitetura modernista da época, como Le Corbusier, Oscar Niemeyer, Alvar Aalto, Walter Gropius e Arne Jacobsen assinaram projetos em Berlim Ocidental.


A vanguarda do período pós-Muro de Berlim também deixou sua marca: Norman Foster, Rem Koolhaas, Renzo Piano, Frank Gehry, Jean Nouvel e Richard Rogers. A tendência continua, sem retocar as cicatrizes da cidade. O rosto virado para o futuro faz de Berlim um lugar único e imperdível.

 

Veja também

Mais Lidas

1
Policial

Polícia fecha boca de fumo e encontra droga na calcinha de traficante em Aquidauana

2
Aquidauana

Bolsa Família itinerante inicia atendimento em Aquidauana

3
Aquidauana

Idosos de 78 e 88 anos são novas vítimas do coronavírus em Aquidauana

4
Aquidauana

Estilo rústico de Lucimeire e Fabiano se fez presente até no ensaio de revelação do bebê

Vídeos

Temporal durante a madrugada causa alagamentos e deixa moradores ilhados em Corumbá

Tata Werneck responde fã que comparou Aquidauana a ''Aquidauanus'' no instagram

Marca P Remates realiza 1° leilão de corte de 2021

Ver mais Videos

Previsão do Tempo

min23 max30

Aquidauana

Sol com algumas nuvens. Chove rápido durante o dia e à noite.
min23 max30

Anastácio

Sol com algumas nuvens. Chove rápido durante o dia e à noite.

Níveis dos Rios Hoje

Aquidauana
3,20m
Miranda
2,81m
Paraguai
0,64cm

Colunas e Blogs

Maria de Lourdes Medeiros Bruno

Solidão, Solidariedade, Solicitude

Valdemir Gomes

Sei...

Giovani José da Silva

HISTÓRIAS DE ADMIRAR: NÃO HÁ LUGAR PARA TODOS NO PÓ...

Ver Mais Colunas

Guia Cidade

Supermercados

Supermercado Princesa 1

Sete de Setembro, 1750 Bairro Guanandy - 79200-000 Aquidauana/MS (67) 3241-2083
Restaurantes

Churrascaria e lanchonete Laçador II

Pedroso Alagues, s/n BR 262 - 79210-000 Anastácio/MS (67) 3245 0300
Farmácias e Drogarias

Drogaria Brasil

Rua Estevão Alves Correa, 476 Centro - 79200-000 Aquidauana/MS (67) 3241 4261
Ver Mais
Supermercado Seriema 16/01/2021
Fale com a redação