Marta Suplicy e Guido Mantega recebem associação para viabilizar medidas em benefício da atividade turística do país
A convite do Ministério do Turismo a Associação Brasileira de Resorts (Resorts Brasil) e representantes da Industria Hoteleira Nacional, foram recebidos pelos ministros do turismo e fazenda, Marta Suplicy e Guido Mantega, na última quarta-feira em Brasília.
O presidente da Resorts Brasil, Alexandre Zubaran , juntamente com os presidentes das demais entidades da Industria Hoteleira - ABIH (Associação Brasileira da Indústria de Hotéis); FOHB (Fórum dos Operadores Hoteleiros do Brasil); e FNHRBS (Federação Nacional de Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares), além de empresários hoteleiros que representavam cada uma das regiões do pais, levaram ao conhecimento dos ministros a grave situação que se encontra o setor.
A desvalorização do dólar frente ao real, o crescimento desordenado cabotagem de passageiros na Costa do país, a cobrança de vistos para os turistas estrangeiros, principalmente os americanos, o alto custo dos encargos trabalhistas, e tributários, foram os principais pontos abordados pelo grupo.
Os empresários apresentaram uma pauta de propostas como, por exemplo, a desoneração da PIS/Cofins, e da utilização do conceito de depreciação acelerada na contabilidade.
"Poucas vezes a Indústria Hoteleira esteve tão unida e consciente de sua importância para o país, como estamos hoje, e a participação unificada de todas as entidades do nosso setor, na construção de propostas praticas demonstra isto. Mas destaco a importância deste encontro e faço questão de agradecer a objetividade da Ministra Marta Suplicy, que percebendo a importância do momento que passa a hotelaria nacional, com muita rapidez mobilizou e ajudou a conscientizar a equipe da Fazenda e seu próprio Ministro - Guido Mantega, quanto à urgência de se estabelecer medidas que possam reduzir os atuais impactos que reduzem a competitividade da hotelaria nacional", afirma Alexandre Zubaran, presidente da Resorts Brasil.
Após a reunião, foi decidida a formação de um "Grupo de Trabalho", que será composto por técnicos do Ministério do Trabalho e da Receita Federal, entre outros, para apresentar propostas que deverão desonerar o setor hoteleiro do país. A ministra Marta Suplicy explicou que o grupo irá trabalhar em conjunto para que o setor ganhe em competitividade internacional.
Geral
PRF diz que 84,5 mil se feriram em mais de 73 mil sinistros
Geral
Empresa já estava proibida de vender pacotes com datas flexíveis e, agora, perde também o registro no Cadastur
Voltar ao topo