Marta Suplicy e Guido Mantega recebem associação para viabilizar medidas em benefÃcio da atividade turÃstica do paÃs
A convite do Ministério do Turismo a Associação Brasileira de Resorts (Resorts Brasil) e representantes da Industria Hoteleira Nacional, foram recebidos pelos ministros do turismo e fazenda, Marta Suplicy e Guido Mantega, na última quarta-feira em BrasÃlia.
O presidente da Resorts Brasil, Alexandre Zubaran , juntamente com os presidentes das demais entidades da Industria Hoteleira - ABIH (Associação Brasileira da Indústria de Hotéis); FOHB (Fórum dos Operadores Hoteleiros do Brasil); e FNHRBS (Federação Nacional de Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares), além de empresários hoteleiros que representavam cada uma das regiões do pais, levaram ao conhecimento dos ministros a grave situação que se encontra o setor.
A desvalorização do dólar frente ao real, o crescimento desordenado cabotagem de passageiros na Costa do paÃs, a cobrança de vistos para os turistas estrangeiros, principalmente os americanos, o alto custo dos encargos trabalhistas, e tributários, foram os principais pontos abordados pelo grupo.
Os empresários apresentaram uma pauta de propostas como, por exemplo, a desoneração da PIS/Cofins, e da utilização do conceito de depreciação acelerada na contabilidade.
"Poucas vezes a Indústria Hoteleira esteve tão unida e consciente de sua importância para o paÃs, como estamos hoje, e a participação unificada de todas as entidades do nosso setor, na construção de propostas praticas demonstra isto. Mas destaco a importância deste encontro e faço questão de agradecer a objetividade da Ministra Marta Suplicy, que percebendo a importância do momento que passa a hotelaria nacional, com muita rapidez mobilizou e ajudou a conscientizar a equipe da Fazenda e seu próprio Ministro - Guido Mantega, quanto à urgência de se estabelecer medidas que possam reduzir os atuais impactos que reduzem a competitividade da hotelaria nacional", afirma Alexandre Zubaran, presidente da Resorts Brasil.
Após a reunião, foi decidida a formação de um "Grupo de Trabalho", que será composto por técnicos do Ministério do Trabalho e da Receita Federal, entre outros, para apresentar propostas que deverão desonerar o setor hoteleiro do paÃs. A ministra Marta Suplicy explicou que o grupo irá trabalhar em conjunto para que o setor ganhe em competitividade internacional.