22 de setembro de 2020
Anuncie Aqui
-->
Turismo

Restauração do prédio Wanderley & Baís foi entregue ontem

19 SET 2007 - 07h56min
corumba on line

O Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) e a Prefeitura de Corumbá entregaram nesta terça-feira, às 15h, a obra de restauração do telhado e da fachada do prédio Wanderley & Baís, um dos mais expressivos casarões que integra o conjunto arquitetônico da cidade.


O investimento de R$ 192 mil, com recursos do Programa Monumenta, por meio de convênio com a Prefeitura de Corumbá, possibilitou a implantação do Museu de História do Pantanal (Muhpan), em fase final de montagem, sob a gestão da Fundação Barbosa Rodrigues (FBR).


Construído em 1876, o Wanderley & Baís funcionou como um dos principais armazéns do Porto Geral e foi sede da 14ª agência do Banco do Brasil, instalada em Corumbá em 1916. O prédio pertence ao município e foi cedido para instalação do museu.


O Museu
Em fase final de instalação, o Museu de História do Pantanal contará a ocupação da região por oito mil anos, reunindo no rico acervo material doado que data da pré-história ao período pré-colonial, da Guerra do Paraguai, cerâmicas indígenas e peças arqueológicas, além de fotografias, cartografias e documentos que registram a colonização da fronteira.


O objetivo é proporcionar ao visitante uma viagem ao passado. O tema de uma de suas salas são os 10 pantanais, representados por painéis pelo chão mostrando a beleza da fauna e flora. Acervos fotográficos, peças arqueológicas, peças de cerâmicas e telas pintadas por artistas da região, também estarão expostos.


"Temos um espaço reservado somente para acervos doados pela comunidade, fotos, objetos de época, tudo que possa ajudar a contar a história do homem pantaneiro. Estamos aceitando doações, queremos que a comunidade participe e contribua conosco", destaca o arquiteto responsável pela obra, Nivaldo Vitorino.


A característica mais marcante do museu é contraste entre o novo e o antigo. Um mesclado entre antiguidade e tecnologia. Ele divide-se em duas etapas, antes e depois da chegada dos colonizadores europeus.


Para destacar essa transição, o arquiteto explica que foi construída uma sala de projeção de vídeo arte para dividir esse dois momentos, representando o encontro da população nativa indígena e os colonizadores europeus do século 18. Mostra ainda a receptividade dos índios xaraes e a ganância dos colonizadores.


O passeio pelo museu termina em mais uma sala de projeções. "É uma sala de reflexão, que proporciona as pessoas um estado de contemplação. É exibido um filme de oito minutos, que mostra as águas do Pantanal, que é a maior riqueza desse lugar", explica o arquiteto.


A montagem do museu custará R$ 5 milhões e foi viabilizada por meio da Lei Rouanet, que concede benefícios fiscais a empresas que financiam atividades culturais. O trabalho é patrocinado pela Petrobras e pelo Grupo Votorantin, com supervisão do Iphan, gestão da Fundação Barbosa Rodrigues e parceria da Prefeitura de Corumbá.


"Foi um ano e meio deste a primeira idéia até a conclusão do trabalho. Não tivemos muitas dificuldades, pois o povo do Pantanal entendeu a importância desse museu e nos deu muito apoio", afirma Nivaldo.

 

Veja também

Mais Lidas

1
Policial

Aquidauanense morre atingido por facada após discussão em Sidrolândia

2
Aquidauana

LUTO: Morre Dona Ilda, conhecida merendeira da escola Irene Cicalise

3
Aquidauana

Família instala outdoor e pede justiça em caso de PMA morto por colega em Aquidauana

4
Dois Irmãos do Buriti

Paixão pela cutelaria tornou-se profissão de jovem de 18 anos

Vídeos

Incêndio de grandes proporções consumiu atacadista, em Campo Grande

Em mais um acidente na MS-450, bombeiros resgatam vítima das ferragens

Onça-parda é flagrada 'passeando' por bairro e assusta moradores

Ver mais Videos

Previsão do Tempo

min16 max30

Aquidauana

Sol com algumas nuvens. Chove rápido durante o dia e à noite.
min16 max30

Anastácio

Sol com algumas nuvens. Chove rápido durante o dia e à noite.

Níveis dos Rios Hoje

Aquidauana
1,99m
Miranda
1,83m
Paraguai
1,01m

Colunas e Blogs

Valdemir Gomes

Ao...

Maria de Lourdes Medeiros Bruno

"A MENSAGEM É CLARA..."

Flavia Rohdt

Aldravia #Pantanal em Chamas

Ver Mais Colunas

Guia Cidade

Supermercados

Supermercado Princesa 1

Sete de Setembro, 1750 Bairro Guanandy - 79200-000 Aquidauana/MS (67) 3241-2083
Eletroeletrônicos, Móveis e Utensílios Domésticos

Casa Paratodos

Rua Marechal Mallet, 534 Centro - 79200-000 Aquidauana/MS (67) 3241-3058
Associações e Sindicatos

Colônia dos Pescadores Artesanal de Aquidauana-MS Z07

.: Rua Cândido Mariano, 2178 Guanandy - 79200-000 Aquidauana/MS (67) 3241-6652
Ver Mais
Fale com a redação