Em represália à recém-sancionada lei que limita a entrada de carros em Ilhabela (litoral de São Paulo) durante férias e feriados prolongados, o prefeito da cidade vizinha de São Sebastião, Juan Garcia, anunciou que prepara um decreto --que deverá ser assinado ainda nesta semana-- para regulamentar a formação de fila na balsa.
Em nota distribuÃda à imprensa, a Prefeitura de São Sebastião afirma que, atualmente, a fila da balsa --principalmente durante o verão-- corta todo o centro, causando transtornos. Com a sugestão de que as pessoas deixem seus carros na cidade antes de fazer a travessia para Ilhabela, o problema só deve piorar.
Para Garcia, São Sebastião deve tomar "os procedimentos que julgar corretos" conforme "esta norma [de Ilhabela] trouxer reflexos negativos para o sistema viário do municÃpio".
De acordo com o gabinete do prefeito de Ilhabela, Manoel Marcos de Jesus Ferreira (PTB), a lei que limita o acesso à ilha foi sancionada, mas ainda carece de regulamentação. Ela deverá entrar em vigor em 1º de março do ano que vem. Ilhabela tem uma frota de 5.000 carros, e a expectativa é que a lei limite o acesso de 15 mil veÃculos por dia.