X
Turismo

Seminário discute relação entre turismo e exploração sexual de menores no Rio

O Ministério do Turismo promoveu no centro do Rio de Janeiro, um seminário para discutir a relação entre a exploração sexual de menores na cidade por visitantes. O evento faz parte do Programa Turismo Sustentável e Infância, que realiza palestras em 14 estados e no Distrito Federal.


Segundo a Secretaria Municipal de Assistência Social do Rio, mais de 220 crianças e adolescentes se prostituem em diversos pontos da cidade. A região de maior incidência é o centro, com cerca de 70 jovens, entre meninos, meninas e travestis. A Avenida Atlântica, ponto turístico carioca, também apresenta alta incidência de exploração sexual de menores.


O programa do ministério envolve cerca de 20 mil trabalhadores da cadeia produtiva do turismo nacional. Até novembro, pesquisadores das áreas de ciências sociais, turismo, administração e marketing realizarão encontros sobre o tema.


A coordenadora nacional do programa, Elisabeth Bahia, afirma que a mudança no foco das propagandas turísticas colabora para diminuir a entrada no país de turistas com o perfil de exploradores sexuais. "Desde 1990, a Embratur [Empresa Brasileira de Turismo] já mudou todo o tipo de propaganda do Brasil, convidando para conhecer nossas belezas naturais e nossa cultura. É algo que fica no imaginário das pessoas", diz.


Para a pesquisadora do Centro de Excelência em Turismo da Universidade de Brasília (UnB) e palestrante do evento, Iara Brasileiro, a orientação dos profissionais de turismo aos visitantes estrangeiros é essencial combater a exploração sexual de menores. O problema, na avaliação dela, tem origens sociais: "A desigualdade social no nosso país e a cultura de conivência com o crime contribuem para a prostituição de menores".


O Disque-Denúncia Nacional de Abuso e Exploração Sexual Contra Crianças e Adolescentes recebe informações de todo o país. Basta discar gratuitamente para o número 100. Segundo a Secretaria Especial de Direitos Humanos da Presidência da República, o total de denúncias no Brasil neste ano foi de mais de 44 mil, cerca de 4 mil só no estado do Rio de Janeiro.

Deixe a sua opinião

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Campanha

Janeiro Branco em Aquidauana destaca paz e equilíbrio como pilares da saúde mental

A campanha reforça que o cuidado com a mente é uma responsabilidade de todos e deve ser priorizado tanto quanto a saúde física

Tecnologia

Aquidauana capacita servidores para uso ético da Inteligência Artificial

O prefeito de Aquidauana, Mauro do Atlântico, que participou do evento, reforçou a importância da adoção da tecnologia na gestão

Voltar ao topo

Logo O Pantaneiro Rodapé

Rua XV de Agosto, 339 - Bairro Alto - Aquidauana/MS

©2026 O Pantaneiro. Todos os Direitos Reservados.

Layout

Software

2
Entre em nosso grupo