A Caixa Econômica Federal, comprometida com o fomento do turismo do Brasil, aplicou, somente junto às empresas do trade, desde 2003, recursos da ordem de R$ 2,7 bilhões. Em 2007, foram concedidos R$ 543 milhões até julho, valor esse que corresponde a 17% de aumento em relação ao mesmo período de 2006. A estratégia, denominada "Turismo com X", posiciona a CAIXA como instituição financeira de referência no segmento turístico.
Outra iniciativa da CAIXA foi a adesão ao Programa Viaja Mais - Melhor Idade, do Ministério do Turismo, que oferece crédito consignado com taxa de 0,95% ao mês para aposentados e pensionistas do INSS. Essa parcela da população pode pagar a viagem em até 12 parcelas com desconto em folha.
O Cartão Turismo CAIXA, nas bandeiras MasterCard e Visa, desenvolvido especialmente para o setor, também teve resultado satisfatório. Lançado no mercado em dezembro de 2004, já foram comercializados mais de 800 mil cartões e R$ 600 milhões em disponibilidade de crédito para os clientes.
Segundo o vice-presidente de Pessoa Física da CAIXA, Fábio Lenza, a instituição prioriza ações que incentivam o desenvolvimento do segmento no país. "Os resultados da CAIXA e o propósito de participar das políticas de incentivo ao turismo justificam a boa imagem como Banco do Turismo junto ao governo e às entidades representativas do setor", ressalta.
Os resultados acompanham as comemorações do Dia Mundial do Turismo, celebrado na última quinta-feira (27), por todos os organismos relacionados com o trade turístico. Este ano, o tema da data foi "O turismo abre portas para as mulheres", com a intenção de estimular contínuas ações em suporte ao terceiro Objetivo de Desenvolvimento do Milênio (ODM): Igualdade de sexos e valorização da mulher.
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