A companhia de transporte aéreo TAM, a maior do país, apurou prejuízo líquido de R$ 28,6 milhões no segundo trimestre deste ano, ante lucro de R$ 129,5 milhões no mesmo período no ano passado.
A receita líquida total somou R$ 1,969 bilhão, um acréscimo de 13,7% sobre o resultado registrado no mesmo período em 2006. A receita bruta apurada com vôos domésticos teve decréscimo de 4,7% na comparação dos dois trimestres e totalizou R$ 1,117 bilhão. A receita bruta apurada com vôos internacionais foi de R$ 531,8 milhões, um aumento de 61,4% sobre o segundo trimestre do ano passado.
Os custos com prestação de serviços e despesas foram de R$ 1,936 bilhão, um aumento de 28,5% sobre o segundo trimestre, inflados pela elevação das despesas com pessoal (52,6%), combustíveis (26,2%) e arrendamentos de aeronaves e equipamentos (9,2%), entre outros fatores.
Gol
Nesta quinta, a Gol anunciou prejuízo líquido de R$ 35,4 milhões no segundo trimestre do ano, ante lucro líquido de R$ 106,7 milhões no mesmo período em 2006. A empresa atribuiu o resultado negativo deste trimestre à crise aérea e à aquisição da Varig (VRG), que teve seu controle comprado por US$ 275 milhões em março deste ano.
A queda da taxa de ocupação das aeronaves, por conta do caos aéreo e da ampla divulgação da mesma pela imprensa, também foi usada pela Gol para justificar a retração nos resultados.
Aviação doméstica
Segundo dados divulgados ontem pela Anac (Agência Nacional de Aviação Civil), o mercado doméstico de aviação civil desacelerou no mês de julho e cresceu 9,3% na comparação com o mesmo período do ano passado. Em junho, a alta foi de 11,2% sobre o mesmo mês de 2006. No ano, o setor aponta crescimento de 12,6%.
Apesar da crise aérea e do acidente com o vôo 3054 ocorrido em São Paulo, a TAM Linhas Aéreas ampliou sua participação no mercado doméstico, enquanto a Gol perdeu.
TAM Linhas Aéreas permanece na liderança das rotas nacionais, com 50,63% de participação, contra 49,11% de junho. A Gol ocupa o segundo lugar no ranking de julho, com 36,9% --em junho era 39,83% do mercado.
A Varig, controlada pela Gol, fechou julho com 2,73% de participação nos vôos domésticos --em junho foi de 2,93%. Com isso, o mercado apresentou, em julho, concentração de 90,26% dos vôos nacionais com TAM e Gol.
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