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Turismo

Terceira edição do Salão do Turismo será em 2008

O próximo Salão do Turismo - Roteiros do Brasil acontecerá em meados de 2008, em São Paulo. O anúncio foi feito pelo secretário nacional de Políticas de Turismo do Ministério do Turismo, Airton Pereira, em reunião preparatória realizada durante a Abav 2007 - Feira das Américas, com os interlocutores do Programa de Regionalização do Turismo, que trabalha a estruturação dos 65 principais destinos indutores do turismo no Brasil.


Até lá, o MTur pretende ter definido quais critérios de qualidade e competitividade servirão para compor um padrão de medição dos municípios turísticos brasileiros, uma ação que terá como parceiros o Sebrae e a Fundação Getúlio Vargas.


"Estamos lançando um desafio para vocês que é de todos nós: a obtenção de bons níveis de competitividade pelos nossos destinos turísticos, critério esse que definirá o futuro do turismo brasileiro. A disputa hoje não é mais em torno somente da qualidade e da diversidade. Competitivo é aquele município que mais avança em relação a ele próprio, e não aos outros", explicou Airton.


Durante a reunião, a diretora do Departamento de Estruturação, Articulação e Ordenamento Turístico do MTur, Tânia Brizolla, responsável pela implementação do Programa de Regionalização, apresentou o projeto que definirá o padrão de medição.


Entre novembro de 2007 e janeiro de 2008 serão avaliados 70 destinos (dentre eles os 65 indutores), a partir das respostas obtidas por um estudo-piloto que está sendo realizado em cinco municípios: Parati e Rio de Janeiro (RJ), Brasília (DF), Ouro Preto (MG) e Jijoca de Jericoacoara (CE). "Precisamos do apoio de vocês para a resposta a essa avaliação", avisou Tânia aos interlocutores, que são os funcionários das secretarias estaduais de Turismo responsáveis pelas articulações com o MTur. Os resultados da avaliação servirão de base para a definição do padrão brasileiro de competitividade no turismo.


O diretor de Planejamento e Avaliação do Turismo, José Falcão, apresentou o trabalho de cinco consultores contratados pelo MTur para acompanhar o trabalho da Gestão Descentralizada nas cinco macrorregiões brasileiras e nos fóruns estaduais de turismo. "Construímos, a partir da gestão descentralizada, uma grande rede de parceiros em todo o país, hoje composta por 1.354 instituições ligadas ao turismo. A idéia agora é mantermos atualizados o registro e o acompanhamento de todas as atividades em curso", explicou Falcão.


Idealizado pelo Ministério do Turismo e com duas edições realizadas, em 2005 e 2006, o Salão do Turismo é uma estratégia do Programa de Regionalização do Turismo para apresentar, promover e incentivar a organização e a comercialização dos roteiros turísticos brasileiros. O salão movimenta mais de 35 mil pessoas que fazem parte da Rede Nacional de Regionalização, e tem como público-alvo gestores públicos, micro e pequenos empresários, profissionais do setor, operadores e agentes de turismo receptivos, jornalistas especializados, pesquisadores, professores, estudantes e o público em geral.


Perspectivas para o Turismo - O secretário nacional de Políticas de Turismo, Airton Pereira, representou a ministra Marta Suplicy num painel sobre as perspectivas para o setor de turismo que reuniu os presidentes das principais associações de empresários do setor, além dos diretores das principais empresas de aviação do país.


Os empresários compartilham uma visão otimista do setor, principalmente em função da estabilidade econômica, da queda dos juros e da possibilidade de captação de investimentos estrangeiros no país. Apesar de também terem manifestado preocupações em relação à infra-estrutura, especialmente aeroportuária, eles destacaram que o trabalho do Ministério do Turismo, como planejador e articulador de políticas públicas, contribuiu para o cenário de crescimento do setor.


"Temos um desafio pela frente, que é a qualificação dos destinos turísticos brasileiros", afirmou o secretário, que fez uma palestra detalhada sobre as metas do Plano Nacional de Turismo 2007-2010. Elas incluem o fortalecimento do mercado interno do turismo, por meio de programas como o Viaja Mais Melhor Idade e Vai Brasil, de incentivo às viagens nos períodos de baixa ocupação; com a ampliação do mercado internacional de turistas e da entrada de divisas.


Participaram da reunião os presidentes da Associação Brasileira dos Agentes de Viagens (Abav), Associação Brasileira dos Operadores de Turismo (Braztoa), Associação Brasileira da Indústria Hoteleira (ABIH), Associação Brasileira das Locadoras de Automóveis (Abla), Associação Brasileira de Representantes de Empresas Marítimas (Abremar) e Associação Brasileira de Empresas de Eventos (Abeoc), além de diretores da TAM, Gol e Varig.

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