X
Encontro de Relíquias 

Tradicional carreata teve muito saudosismo pelo centro de Aquidauana

Relíquias participantes transformaram o cenário atual do município em tempos de carros de quase meio século

Carreata percorreu as ruas centrais de Aquidauana e mudou o cenário do trânsito para o saudosismo de outrora / (Foto João Éric)

Os jovens se impressionaram com os modelos dos carros, mas os anciãos reviveram emoções de outrora, com imagens comuns nas ruas de Aquidauana, da época de há quase meio século. Esta é a impressão resultante da tradicional carreata do Encontro de Relíquias de Aquidauana, realizada na manhã deste sábado (21).

Os reliqueiros concentraram suas “jóias preciosas” na Rua Manoel Antonio Paes de Barros, na Praça dos Estudantes, no centro de Aquidauana. Na frente, a famosa Brasília amarela, ano 1979, do reliqueiro Marcelo Pires, de São Jose dos Pinhais, no Paraná, cidade localizada há 1.157 quilômetros de Aquidauana.

Brasíia amarela puxou a carreata e confirmou o valor das relíquias para a população da área central de Aquidauana (Foto João Éric)

Ela foi seguida por dezenas de outras relíquias, entre a camionete F-100 cabine dupla, feita artesanalmente, em 1976. Tem no seu para-brisa, o adesivo do primeiro Encontro de Relíquias de Aquidauana, realizado em 2015.

Da concentração, a carreata seguiu pela Rua Teodoro Rondon, 7 de Setembro, Estevão Alves Corrêa, Marechal Mallet, Rua Augusto Mascarenhas, até chegar na Avenida Pantaneta, onde, desde quinta-feira (19), é realizado o 9º Encontro de Relíquias de Aquidauana.

Os transeuntes pararam para manifestar apoio com acenos e palavras. Os comerciários foram para a porta das lojas ver o que estava acontecendo. Novos reliqueiros que chegaram na cidade para o evento, naquele momento, engrossaram a fila.

Vitória Barbosa foi contagiada pelo clima da carreata e acompanhou todo trajeto (Foto João Éric)

A carreata foi tão contagiante que algumas pessoas aderiram sem ser reliqueiro, como é caso da jovem Vitória Barbosa, que colou adesivo do nono encontro em sua biz, e participou do trajeto. Assim fizeram os integrantes do Grupo do Motoclube 4 Canecos e os motoboys.

O reliqueiro Rhobson Lima, da organização, agradeceu as equipes de apoio do Departamento Municipal de Trânsito (Demutran) e do Grupamento Especial Tático de Motos (Detam), da Polícia Militar do 7º BPM, e também do carro de som.


Deixe a sua opinião

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Dia de Nossa Senhora do Carmo é celebrado com fé, história e festa em Miranda

Igreja Matriz realiza festa de celebração na quarta-feira

Política

CCJR encerra semestre com balanço de 174 projetos apreciados

Parlamentares atuantes na CCJR, com apoio das equipes, realizaram 20 reuniões ordinárias e duas extraordinárias em 2025

Voltar ao topo

Logo O Pantaneiro Rodapé

Rua XV de Agosto, 339 - Bairro Alto - Aquidauana/MS

©2025 O Pantaneiro. Todos os Direitos Reservados.

Layout

Software

2
Entre em nosso grupo