16 de setembro de 2021
Anuncie Aqui
Turismo

Trem do Pantanal: governo inicia obras da Estação Indubrasil

11 FEV 2009 - 10h04min
Portal Bonito

O governador André Puccinelli garantiu no início da tarde desta terça-feira (10) o sinal verde para as obras de revitalização da nova Estação Indubrasil, ponto de partida do Trem do Pantanal - projeto turístico que deve ganhar vida no próximo dia 8 de maio.

Campanha Drogaria Aquidauana Institucional - 02

Serão investidos no projeto de revitalização de Indubrasil R$ 1,6 milhões, que começam a ser aplicados de maneira imediata em duas frentes: a primeira, no prédio da própria Estação, depredada ao longo dos últimos anos. A segunda frente atuará na pavimentação do pátio central e na construção de uma avenida de pista dupla, ligando a Estação à BR-262.


No projeto de reforma já consta que serão respeitadas todas as normas dos órgãos de preservação histórica e patrimonial. Para garantir a pavimentação da avenida de acesso, será demolido um posto fiscal da receita estadual, atualmente sem utilização pública.


Além da Estação de Indubrasil, o governo realiza investimentos em outras 4 estações ferroviárias que integrarão o trajeto do Trem do Pantanal: Piraputanga, Taunay, Miranda e Aquidauna, onde o trabalho de transformação começou com a retirada dos antigos vagões abandonados do pátio da esplanada da Estação no início de janeiro.


De acordo com o secretário de Obras e Transporte, Edson Giroto, o trabalho em todas as estações está em estágio avançado, assim como a maior parte dos 25 vagões e máquinas, que já estão na Capital em processo de preparação mecânica.


"A determinação do governo é fazer o trem funcionar inicialmente entre as estações de Campo Grande (Indubrasil), Terenos, Taunay, Piraputanga, Aquidauana e Miranda. Mais adiante ele alcançará o Pantanal de Corumbá", afirmou.


A reativação do trem como atração turística é um projeto de parceria de prefeituras, do Estado e da União. "Após um bom tempo de contingência financeira, esta é a hora de colocar em prática um projeto que transforma e profissionaliza ainda mais o turismo de Mato Grosso do Sul", finalizou o secretário de Governo, Osmar Jerônymo.


História


A nova Estação de Indubrasil substitui a antiga, inaugurada em 1936. De lá saía a linha para o ramal de Ponta Porã. Embora os passageiros embarcassem na estação de Campo Grande, era Indubrasil o ponto da bifurcação. A estação atendia às duas linhas. Aliás, a existência da estação se deve à construção deste ramal, nos anos 1930. O ramal foi suprimido para passageiros em 1996 e hoje também passa por reformas custeadas pelo governo do Estado.

 

Veja também

Mais Lidas

1
Turismo

Com maior "barrigão", sucuri impressiona ao digerir animal nas águas de Bonito

2
Policial

Antes de roubarem aviões, criminosos se divertem em rio e até vão à "zona"

3
Geral

Acidente com quadriciclo mobiliza ação do Corpo de Bombeiros

4
Anastácio

Após perder o freio, caminhão bate e destrói frente de carro

Informe Publicitário

Informe

De loja nova, Soffi Cosméticos vai dar um up na sua beleza

Previsão do Tempo

min21 max36

Aquidauana

Sol com algumas nuvens. Não chove.
min21 max36

Anastácio

Sol com algumas nuvens. Não chove.

Níveis dos Rios Hoje

Aquidauana
1,99m
Miranda
2,01m
Paraguai
0,19m

Colunas e Blogs

Valdemir Gomes

Até...

Maria de Lourdes Medeiros Bruno

ENTARDECERES

Gabriel Novis Neves

MANIA NOVA

Ver Mais Colunas

Guia Cidade

Telefones Úteis

IDATERRA

Rua Nelson Felicio dos Santos, 205 - 79200-000 Aquidauana/MS (67) 3241 3262
Escolas Municipais

Escola Municipal Indígena Pólo General Rondon

, Distrito de Taunay - 79200-000 Aquidauana/MS (67)
Escolas de Línguas

Escola Inglês e Espanhol - PBF

Rua 15 de Agosto, 114 - 79200-000 Aquidauana/MS (67) 3241 4633
Ver Mais
2
Entre em nosso grupo