X

O presidente Luís Inácio Lula da Silva assinou ontem (27/09) o texto da Mensagem ao Congresso Nacional encaminhando o projeto da Lei Geral do Turismo à apreciação do Legislativo. O texto constitui um marco regulatório, uma vez que reúne disposições antes dispersas e consolida as leis para o setor.


O objetivo da Lei Geral do Turismo é garantir a continuidade e fortalecimento da Política Nacional do Turismo. Para tanto, propõe uma gestão descentralizada e a criação de mecanismos que compatibilizem os esforços e as ações Federais com aquelas dos Estados e Municípios e as políticas públicas já existentes em outros ministérios. Além de promover a inclusão social com a geração de trabalho e renda por meio do Turismo.


A lei prevê, ainda, dispositivos para normatizar o Plano Nacional do Turismo, colocando-o como instrumento para reger a Política Nacional; define o que é turismo e o conceitua enquanto atividade econômica, além de disciplinar a prestação de serviços turísticos e estabelecer as regras para a sua fiscalização, definindo infrações e penalidades para os prestadores.


Sobre fomento à atividade turística, a lei define critérios para a habilitação de incentivos e linhas de créditos oficiais e cria mecanismos de suporte às atividades turísticas. O intuito é aumentar a inserção competitiva do produto turístico no mercado nacional e internacional e proporcionar condições favoráveis ao investimento e à expansão da iniciativa privada.

Deixe a sua opinião

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Polícia

PRF apreende R$ 200 mil em dinheiro durante fiscalização na BR-262 em Corumbá

Valor estava escondido em um pacote no interior de um ônibus interestadual

Educação

Miranda abre processo seletivo para professores da rede municipal em 2026

Inscrições estarão abertas de 9 a 12 de dezembro e devem ser realizadas exclusivamente pela internet

Voltar ao topo

Logo O Pantaneiro Rodapé

Rua XV de Agosto, 339 - Bairro Alto - Aquidauana/MS

©2025 O Pantaneiro. Todos os Direitos Reservados.

Layout

Software

2
Entre em nosso grupo