A Associação Brasileira das Empresas de Turismo de Aventura (Abeta) anunciou hoje, durante seminário na feira da ABAV, no Rio de Janeiro, que em 2008 começa a campanha de conscientização sobre a necessidade de qualidade e segurança no segmento.
Será também o ano no qual as primeiras empresas de Turismo de Aventura operarão com um Certificado de Segurança emitido por organismos certificadores acreditados pelo Inmetro (Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial). Além disso, também será realizado um seminário internacional de Turismo de Aventura, em novembro.
Neste primeiro dia de programação interna da Abav 2007 - Feira das Américas, dirigentes da Abeta, entidade parceira do Ministério do Turismo na execução do Programa Aventura Segura, fizeram uma apresentação para empresários e agentes de viagens. O segmento Turismo de Aventura é um dos que mais vêm ganhando destaque na economia mundial, e, em conseqüência, atraindo atenções das demandas nacional e internacional.
De acordo com a coordenadora de comunicação da Abeta, Marianne Costa, hoje no Brasil já existem 140 empresas de Turismo de Aventura associadas à entidade. Resultado considerado por ela excelente, uma vez que o trabalho de organização do segmento teve inÃcio há aproximadamente dois anos, apenas. "Queremos ampliar ainda mais nosso trabalho, e transformar o Brasil em um destino de Turismo de Aventura e de Ecoturismo de classe mundial, sustentado por uma rede de empresas com excelência de serviços. Nossa meta é fazer com que esta atividade seja econômica, social e ambientalmente viável", explicou.
A gestão da segurança na prática do turismo de aventura foi outro ponto de destaque. "Nosso trabalho ainda está no começo, se nos compararmos a paÃses mais avançados. Mas, depois que garantirmos a segurança, o resto será conseqüência", avaliou Raquel Müller, coordenadora de qualidade da Abeta.