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Turismo

Turismo na Amazônia pode movimentar US$ 5 bilhões


A Amazônia recebe todos os anos 250 mil turistas e possui um potencial de crescimento de 1.100%, de acordo com o Proecotur (Programa de Desenvolvimento do Ecoturismo na Amazônia Legal) desenvolvido pelo Ministério do Meio Ambiente. Segundo o levantamento, a região está apta a receber anualmente até três milhões de visitantes e movimentar US$ 5 bilhões.


A região ainda é a que possui a maior permanência média de turistas do País, com 14 dias. No restante do Brasil, a média é nove. Cada um destes visitantes gasta em média US$ 112,86 por dia. "Acreditamos no turismo como grande vetor de desenvolvimento. Este potencial não é totalmente explorado e há um espaço muito grande para crescer", acredita José Raimundo Morais, presidente da Adetur Amazônia (Agência de Desenvolvimento do Turismo da Macrorregião Norte). "Um dos caminhos são os roteiros integrados, que abrangem estadas em mais de um destino da região. Mas isto também passa por uma ampliação da nossa malha aérea", adverte.


O Proecotur é executado em parceria com os nove estados da Amazônia e tem o apoio do MTur e do Ibama. O programa surgiu da necessidade de apontar as deficiências existentes e os principais pontos a serem desenvolvidos de acordo com a expectativa dos turistas. A pesquisa apontou, por exemplo, que os mais interessados na região são os estrangeiros. Os principais mercados emissivos são Argentina, Estados Unidos, Canadá, Alemanha, Espanha, França, Inglaterra, Itália, Portugal, Japão e China.


"Nos debates sobre desenvolvimento sustentável e preservação ambiental, o turismo raramente entra em pauta. Um dos nossos objetivos é provar que esta pode ser uma alternativa para o desenvolvimento sustentável da região, uma vez que o ambiente é a própria atração. Preservá-lo e melhorá-lo é intrínseco à atividade turística, o que chamamos de desenvolvimento ecossustentável", define Morais.


Projetos


De forma a explorar melhor este potencial, a Adetur Amazônia aliou-se ao Sebrae Abase Norte e colocou em prática o projeto "Amazônia Viaja Amazônia", que visa fomentar a integração regional. A entidade também firmou convênio com a Braztoa (Associação Brasileira das Operadoras de Turismo) para o "Brasil Viaja Amazônia", cujo objetivo é a promoção da região em âmbito nacional. Ambos têm a preocupação de conceber roteiros atrativos e que ofereçam infraestrutura necessária para alcançar posição competitiva no mercado turístico.

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