As rotas Uva e Vinho e das Missões podem servir de exemplos para a região de Corumbá na formatação de um roteiro turÃstico planejado e
participativo. A opinião é da consultora Daniela Bitencourt Morais,
diretora do Instituto Marca Brasil, que está ministrando curso sobre
roteirismo a técnicos das secretarias executivas de Turismo e de Meio
Ambiente, empresários do setor, operadores e acadêmicos do curso de
turismo.
A capacitação é direcionada a 25 pessoas e foi iniciada nesta terça-feira (4), na Faculdade Salesiana de Santa Teresa, com a presença do secretário-executivo de Turismo, Carlos Porto. Segundo ele, o curso será importante para dotar Corumbá de condições ideais para o atendimento aos visitantes. Ele lembrou que o municÃpio foi escolhido pelo Ministério do Turismo como uma das 65 cidades brasileiras indutoras do desenvolvimento turÃstico regional.
Daniela Bitencourt, que também é relações públicas da Associação
Consciência Guarani, explicou que, a partir do reconhecimento do municÃpio pelo governo federal, é preciso iniciar o processo de construção de um produto turÃstico, organizando os atrativos, "que serão uma nova oferta turÃstica para o mercado".
A consultora participou da formatação das rotas Uva e Vinho e das Missões, além de outras cinco em todo o Brasil. Disse que as duas primeiras servem como exemplo para a região pantaneira e que o curso será justamente para viabilizar isso, adequando as ações à realidade local.
"Durante estes três dias vamos trabalhar conceitos de roteirização,
mostrar casos de sucesso, como as rotas Uva e Vinho e das Missões para, no final do curso, formatar um plano de roteiro turÃstico", disse, lembrando que, para obter sucesso, o trabalho tem que ser "de forma organizada,cooperada".
Para ela, também é importante a união do poder público com os mais
diversos segmentos para a formatação de um produto de sucesso e que atraia visitantes. "Tem que haver colaboração. O objetivo comum é a formatação de um produto estruturado para o mercado. Por isso, a participação dos operadores é importante no processo e eles não podem fazer um produto para si próprios. Tem que ver se o mercado absorve, procurar novos nichos, novo público e, o que é principal, apresentar um serviço de qualidade", explicou.
Planejar
O secretário Carlos Porto disse que a capacitação faz parte de uma ação de governo desencadeada pelo prefeito Ruiter Cunha de Oliveira, de valorização do turismo e a busca de novos produtos competitivos, em condições de ganhar o mercado brasileiro e estrangeiro, fazendo com que Corumbá seja realmente uma rota consagrada.
Ele afirma que, através da roteirização, unindo todos os segmentos
envolvidos na questão, a partir de um planejamento estratégico integrado, será possÃvel formatar um roteiro com atrativos, equipamentos e serviços eficientes, para a consolidação de um produto de turismo a ser comercializado no mercado.
Porto lembra que a iniciativa também visa a geração de emprego e renda, através da formatação de projetos estratégicos, criando oportunidades de negócio e desenvolvimento sócio-econômico às comunidades receptoras.