Empresários do turismo rural de Mato Grosso do Sul já começam a sentir os resultados da promoção internacional do turismo, como a Press Trip realizada pela Fundação de Turismo do Estado e Grupo de Operadoras de Turismo (Gopan), com seis jornalistas portugueses. O evento fez parte do plano de promoção internacional realizado pelo Brasil Central (MS, MT, GO e DF). Os jornalistas vieram ao Brasil no mês de maio, para o lançamento do vôo direto da TAP Lisboa/Brasília e passaram por Mato Grosso do Sul, Mato Grosso e pela Capital Federal para conhecer o turismo do Brasil Central.
Em Mato Grosso do Sul, os jornalistas conheceram o Pantanal, se encantaram com a fauna e flora da região e produziram matérias que foram veiculadas em sites e revistas da Europa. E o resultado da promoção já pode ser sentido pelos empresários sul-mato-grossenses. Alexandre Costa Marques, da Fazenda Baía Grande, diz que já recebeu mais de cinco casais portugueses que resolveram conhecer de perto as belezas do Pantanal. "É fantástico como a visita dos jornalistas repercutiu de maneira positiva para o setor. A Baía Grande, por exemplo, já recebeu vários turistas portugueses que mencionaram as matérias que foram veiculadas depois da Press Trip", diz o empresário.
Participaram também da recepção aos jornalistas portugueses empresários da Fazenda Cacimba de Pedra, Fazenda Xaraés e Recanto Ecológico Caiman, que se dizem entusiasmados com os novos vôos diretos da Europa para o Centro-Oeste. "Um novo leque se abriu para que os europeus fiquem mais perto das nossas belezas, o que deve impulsionar o turismo de Mato Grosso do Sul para este público", diz José Romeu, da Cacimba de Pedra. Outros empresários, mesmo sem participar da Press Trip, também já estão recebendo turistas europeus que vieram após o lançamento do vôo. É o caso da Pousada Aguapé, que teve um aumento no número de visitantes estrangeiros no mês de agosto, principalmente portugueses. "Ações de promoção, como a que foi realizada, são boas para todo o setor turístico do nosso Estado", salienta Joana, da Pousada Aguapé.
Segundo a presidente do Gopan, Kassilene Carneiro, que também representa o Estado no Brasil Central através da Febractur (Federação Brasil Central de Turismo Receptivo), essas ações de promoção estão sendo muito importantes. "Já estamos sentindo os resultados do Press Trip com a imprensa portuguesa. O Estado foi tema de divulgação em sete reportagens veiculadas na mídia de Portugal. A oportunidade que a Fundação de Turismo está proporcionando à iniciativa privada através do Gopan em realizar juntos a promoção de Mato Grosso do Sul é sem duvida um grande feito. Atuando nas duas frentes, o Estado recebe os jornalistas e operadores e também os visita através dos Road Shows e Feiras Internacionais, fazendo-se presente no cenário do turismo internacional. O último evento que participamos fazendo a divulgação de Mato Grosso do Sul e do bloco Brasil Central foi a La Cumbre, realizada no começo de setembro nos Estados Unidos. A feira foi representada por técnicos da Fundação de Turismo, empresários e Gopan/Febractur. São ações como essas que ajudam a consolidar o nosso destino turístico no mercado internacional", diz a presidente do Gopan.
A diretora-presidente da Fundação de Turismo do Estado, Nilde Brun, acredita que a parceria entre os empresários do setor turístico e a Fundação de Turismo é primordial para o crescimento do turismo no Estado. "Tenho certeza que esta parceria entre a Fundação de Turismo, com seu papel institucional e promocional, e o trade, com seu papel de comercialização, vai fazer com que Mato Grosso do Sul seja um dos dez maiores destinos turísticos do Brasil e um dos melhores do mundo para se conhecer", finaliza Nilde.
Educação
A Feira de Tecnologias, Engenharias, e Ciências de Mato Grosso do Sul (FETECMS) irá ocorrer entre os dias 21 e 23 de outubro
Outubro Rosa
A ação faz parte da programação da campanha Outubro Rosa, mês de prevenção ao câncer de mama
Voltar ao topo