24 de fevereiro de 2021
Anuncie Aqui
-->
Turismo

UNIDERP e CAPES promovem Seminário Internacional em Meio Ambiente

29 AGO 2007 - 08h33min
da redação

A Universidade para o Desenvolvimento do Estado e da Região do Pantanal (UNIDERP), por meio da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, e a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) do Ministério da Educação promovem, nesta semana, o 1º Seminário Internacional em Meio Ambiente, com o tema Biodiversidade, Sociedade e Desenvolvimento Sustentável. O evento será realizado no auditório do bloco V, no campus I da Universidade, nesta quinta (30) e sexta-feira (31).


O evento visa debater o desenvolvimento de tecnologias ambientais que permitam uma melhor integração entre a sociedade, a indústria e o meio ambiente, além de apresentar soluções para a preservação e conscientização ecológica.


"A UNIDERP tem como estratégia de defesa do meio ambiente, interagir com a sociedade, atendendo demandas de forma compromissada com a manutenção da qualidade de vida, e ainda, em cooperação com o poder público e entidades privadas, desenvolver projetos voltados à preservação do Pantanal, e implementar pesquisas que ampliem o conhecimento da flora e fauna local, bem como dos comportamentos, hábitos e cultura do homem pantaneiro", justifica o reitor da UNIDERP, Pedro Chaves dos Santos Filho.


Programação - No dia 30, das 7h30 às 8h30, serão realizadas as inscrições e a entrega de materiais no bloco V, campus I da UNIDERP. Das 8h30 às 9h, acontece a solenidade de abertura e em seguida o p residente da CAPES, Prof. Dr. Jorge Almeida Guimarães, ministra a palestra Os Desafios da Pesquisa na Região do Pantanal. Das 9h50 às 10h40, Lorivaldo Antônio de Paula (assessor técnico da Superintendência de Meio Ambiente e Recursos Hídricos/SUPEMA) fala sobre Políticas Ambientais e Desenvolvimento Regional.


Das 11h às 12h30, está prevista a mesa-redonda As Novas Fronteiras nas Questões Ambientais, que será moderada pela Profa. Dra. Mercedes Abid Mercante (UNIDERP) e contará com os participantes Prof. Dr. Fábio Scarano (UFRJ), Prof. Dr. Waldir Mantovani (USP) e Dr. Juan Pelajio Gimenez (Secretaria de Meio Ambiente do Paraguay).


No período da tarde, das 14h às 14h50, o tema discutido será Aquecimento Global e Impacto Sócio-Ambiental: Soluções, pelo Prof. M.Sc. Gilvan Sampaio (INPE). Está prevista também a 3ª Conferência Nacional de Meio Ambiente , com a Dra. Lúcia Maria Paixão Aragão (MMA). Das 14h50 às 15h40, o Prof. Dr. Arnaldo Yoso Sakamoto (UFMS), explana sobre Preservação de Recursos Hídricos.


Das 16h às 18h, será realizada a mesa-redonda Alternativas de Conservação e Uso Sustentável da Biodiversidade, moderada pela Profa. M.Sc. Maria Aparecida Martins Alves (UEMS). Participam da atividade Dr. José Felipe Ribeiro (Embrapa), Prof. Dr. José Sabino (UNIDERP) e Prof. Dr. Ademir Kleber Morbeck de Oliveira (UNIDERP).


No dia 31 de agosto, das 8h30 às 9h20, a o Prof. Dr. Álvaro Banducci Júnior (Fundect) ministra a palestra Políticas de Fomento para o Desenvolvimento Científico e Tecnológico em Meio Ambiente. Das 9h20 às 10h10, o tema Agricultura e Desenvolvimento Sustentável será debatido pelo Dr. Alexandre Barcellos (Embrapa Cerrados).


Das 10h30 às 12h, está prevista a mesa-redonda Sociedade e Qualidade de Vida. A atividade será moderada pelo Prof. Dr. Sebastião Serqueira (Unaes) e participam Profa. Dra. Rosana Siqueira Bertucci (UNIDERP), Profa. Dra. Albana Xavier Nogueira (UNIDERP) e Profa. Dra. Vânia Lúcia Brandão Nunes (UNIDERP).


Às 12h, acontece o encerramento com a vice-reitora da UNIDERP, professora Leocádia Aglaé Petry Leme. Durante todo o evento estão previstas exposições de painéis.


O 1º Seminário Internacional em Meio Ambiente conta também com o apoio da Fundação Manoel de Barros (FMB), CNPq, FUNDECT e FINEP. Mais informações podem ser obtidas pelos telefones (67) 3348-8098 ou 3348-8023.

 

Veja também

Mais Lidas

1
Anastácio

Contrariando todas as previsões médicas, Rosimar volta para casa após 70 dias internada

2
Policial

Caminhonete que rebocava veículo atropela trabalhador às margens da BR-262

3
Política

Filho de ex-senador, Levyzinho Dias morre de Covid-19

4
Geral

Confira as oportunidades da Casa do Trabalhador de Aquidauana

Vídeos

Pensa no Susto Moradora encontra sucuri escondida no quintal de casa

Chuva forte alaga entrada do município de Anastácio/MS

Acidente entre duas motos deixa jovem de 21 anos ferida em Corumbá

Ver mais Videos

Previsão do Tempo

min23 max35

Aquidauana

Sol e aumento de nuvens de manhã. Pancadas de chuva à tarde e à noite.
min23 max35

Anastácio

Sol e aumento de nuvens de manhã. Pancadas de chuva à tarde e à noite.

Níveis dos Rios Hoje

Aquidauana
2,90m
Miranda
6,87m
Paraguai
1,45cm

Colunas e Blogs

Paulo Corrêa de Oliveira

RÁPIDAS IMPRESSÕES DE UM PEREGRINO – II

Valdemir Gomes

Vou...

Maria de Lourdes Medeiros Bruno

CAPITU

Ver Mais Colunas

Guia Cidade

Médicos

Erica A. C. de Souza - Cardiologista

Rua Manuel Antonio Paes de Barro, 844 Centro - 79200-000 Aquidauana/MS (67) 3241-8816
Farmácias e Drogarias

Farmácia Marialva

Rua Estevão Alves Correa, 2097 Centro - 79200-000 Aquidauana/MS (67) 3241 4526/3992
Auto Posto

Posto Acácia

Rua Pedroso Alagues, 171 BR 262 - 79210-000 Anastácio/MS (67) 3245 2749/ 3245
Ver Mais
2
Entre em nosso grupo