17 de janeiro de 2021
Anuncie Aqui
-->
Turismo

Vida de profissional de turismo não é só viajar

9 NOV 2007 - 09h22min
folha on line

Apesar de a profissão não ser regulamentada, o diploma de turismo valorizou-se nos últimos anos. O diretor da Faculdade Senac de Turismo e Hotelaria e membro da Comissão de Especialistas de Ensino de Turismo do Ministério da Educação, Luiz Godoi Trigo, afirma que desde 95 há maior preocupação com a qualidade do serviço oferecido e com a formação dos profissionais.


Engana-se, no entanto, quem acha que o profissional vai passar a vida viajando. "É uma profissão em que se viaja bastante, mas é sempre a trabalho. O campo de atuação em turismo é bem mais amplo e complexo", diz a professora dos cursos de turismo da PUC (Pontifícia Universidade Católica) de São Paulo, da Universidade São Judas Tadeu e da Unibero (Centro Universitário Ibero-americano), Maria José Giaretta.


O curso de bacharelado em turismo baseia-se em três pilares: humanidades (geografia, sociologia e história), administração e gestão e as disciplinas específicas, como governança, meios de hospedagem e alimentos e bebidas. Os cursos técnicos, seqüenciais e de tecnologia são mais curtos e indicados para quem já atua no mercado de trabalho.


Enquanto os cursos de hotelaria estão voltados à gestão e ao desenvolvimento de empreendimentos de hospedagem, entre eles a hotelaria hospitalar, os de turismo estudam a organização da atividade turística e seus diversos aspectos, como a área de transportes, de eventos e de lazer.


Responsabilidade social
Os profissionais de turismo são muito requisitados para atuar em equipes multidisciplinares, realizando estudos de viabilidade de empreendimentos da área. Segundo Trigo, é preciso ter visão de negócio baseada em quatro elementos: ambiental, econômico, social e cultural. "Fazer um hotel no interior da Amazônia envolve inúmeros aspectos. Requer um planejamento não apenas econômico, mas social e ambiental", diz Maria José.


A capacidade de visão estratégica faz com que o mercado de atuação se amplie. Hoje já existem profissionais de turismo em organizações não-governamentais, no setor público e prestando assessorias e consultorias em empresas privadas. "Não pode haver um trabalho isolado. Deve-se promover o envolvimento da comunidade local", afirma o coordenador do curso de graduação em turismo e hotelaria da Univali (Universidade do Vale do Itajaí), Carlos Alberto Tomelin.


Dentre as sugestões dos profissionais para os iniciantes estão: ter cultura geral, dominar pelo menos duas línguas estrangeiras, saber trabalhar em equipe e ter disposição de aprender sempre. Christiane Seegerer, coordenadora de comunicação do Hotel Renaissance, diz que é preciso gostar muito da profissão, pois não há horário fixo em hotéis. Outra recomendação aos estudantes é fazer estágio o quanto antes.

 

Veja também

Mais Lidas

1
Geral

Familía faz homenagem à jovens recém casados

2
Geral

Homem é flagrado nu após ser obrigado a deixar roupas como garantia de pagamento em bar

3
Policial

Após tomar facada no coração, homem é largado em frente a uma padaria

4
Aquidauana

Aquidauana registra morte de paciente de 28 anos causada por coronavírus

Vídeos

Temporal durante a madrugada causa alagamentos e deixa moradores ilhados em Corumbá

Tata Werneck responde fã que comparou Aquidauana a ''Aquidauanus'' no instagram

Marca P Remates realiza 1° leilão de corte de 2021

Ver mais Videos

Previsão do Tempo

min23 max31

Aquidauana

Sol com algumas nuvens. Chove rápido durante o dia e à noite.
min23 max31

Anastácio

Sol com algumas nuvens. Chove rápido durante o dia e à noite.

Níveis dos Rios Hoje

Aquidauana
3,20m
Miranda
2,81m
Paraguai
0,64cm

Colunas e Blogs

Maria de Lourdes Medeiros Bruno

Solidão, Solidariedade, Solicitude

Valdemir Gomes

Sei...

Giovani José da Silva

HISTÓRIAS DE ADMIRAR: NÃO HÁ LUGAR PARA TODOS NO PÓ...

Ver Mais Colunas

Guia Cidade

Imobiliárias

Piazer Corretor de Imóveis

Rua Estevão Alves Corrêa, 1326 alto - 79200-000 Aquidauana/MS (67) 3241-2320
Escolas Municipais

Escola Municipal Indígena Pólo Marcolino Lili

Distrito de Taunay, Distrito de Taunay - 79200-000 Aquidauana/MS (67)
Bares/Panificadoras/Lanchonetes

Conveniência Millênium

Rua Sete de Setembro, s/n Guanandy - 79200-000 Aquidauana/MS (67) 3241-6346 / 840
Ver Mais
Fale com a redação