Exercício fez parte da Semana Nacional do Trânsito e reuniu órgãos de saúde, segurança e socorro
Foto: O Pantaneiro
Na manhã desta quinta-feira (25), a Prefeitura de Aquidauana promoveu o 1º Simulado de Incidentes com Múltiplas Vítimas (IMV), no trevo da BR-262, em Anastácio. A atividade integrou a programação da Semana Nacional do Trânsito e reuniu equipes de saúde, segurança e socorro de Aquidauana, Anastácio e instituições estaduais e federais. O exercício simulou o atendimento a 13 vítimas com diferentes níveis de gravidade, utilizando o método internacional START.
Entre as instituições participantes, chamou a atenção a atuação da Cruz Vermelha Brasileira, reativada recentemente no município. “A Cruz Vermelha é uma entidade internacional, todo mundo conhece que atua nas calamidades, nos desastres, nas pessoas com vulnerabilidade. Nós temos o núcleo aqui da Aquidauana que estava caminhando devagar, e aí nós reativamos ele aqui”, contou Magnaldo Toledo, voluntário da Cruz Vermelha.
Segundo ele, a união com os órgãos públicos fortalece a resposta em situações reais. “Quando todos os órgãos se unem em prol de um objetivo comum, em prol de ajudar as pessoas, isso é muito importante, que assim a cidade fica sabendo, num caso de um desastre real, quais são os órgãos que a cidade pode chamar para auxiliar. A Cruz Vermelha atua principalmente no auxílio às forças governamentais, porque nós trabalhamos no apoio ao bombeiro, à Defesa Civil, à Polícia Militar e a todos os órgãos que fazem parte do governo.”
Além do socorro às vítimas, o simulado destacou o trabalho da Polícia Científica. “A Polícia Científica vem para realizar os levantamentos do acidente, para dar a causa do acidente, para verificar se alguém invadiu a pista do outro ou não, para verificar a velocidade. Eles [equipe] vão verificar todos os vestígios que estão no entorno desse local e, quando finalizam, vão produzir um laudo pericial onde é repassado para as autoridades requisitantes dizendo todas as circunstâncias do acidente e dando a causa, se possível, do que aconteceu”, explicou Jacqueline Barbosa de Oliveira Insaurale, chefe do Núcleo Regional de Criminalística de Aquidauana.
O Coordenador do Samu, Héverton Bastos, destacou que a simulação foi pensada para a realidade do trânsito regional. “Este ano a gente decidiu fazer na rodovia aqui na BR-262 tendo em vista o aumento da nossa pavimentação ao entorno de Aquidauana, Anastácio, BR-419 que está sendo asfaltada. A gente vai ter a [Rota] Bioceânica passando aqui por perto. Então vai aumentar o fluxo de veículos leves, veículos pesados. Esse foi o desfecho, foi um evento muito bom, produtivo para a gente, é o momento também de apontar as falhas onde a gente precisa melhorar.”
O Corpo de Bombeiros também mostrou como atua em casos de múltiplas vítimas. “Aqui se tratou de um simulado de um acidente de múltiplas vítimas, onde um veículo estava com vítima encarcerada e o outro veículo com muitas vítimas precisando de socorro. Então a atuação do Corpo de Bombeiros, pelo serviço de resgate, vinha auxiliar no atendimento dessas vítimas. Nós utilizamos o caminhão com equipamentos como desencarceradores, para desobstruir as vítimas para que elas possam ser socorridas pelas viaturas de resgate”, explicou o capitão Carlos Antônio Saldanha da Costa, comandante do 2º SGBM do 3º GBM.
O evento também serviu de alerta para a população. “O curioso, às vezes, atrapalha. Em vez de filmar e gravar para jogar nas redes sociais, poderia nos ajudar. Precisamos da ajuda da população, que ela se conscientize de que qualquer minuto num acidente é importante para a vida do acidentado”, alertou Flávio Gomes, diretor da Agetran de Aquidauana.
Educação
Inep não informou horário de liberação
Trânsito
Travessia que liga a Vila Jaraguá ao centro está fechada por tempo indeterminado
Voltar ao topo