O projeto faz atendimento no município de pacientes com hemiplegia, paralisação de um dos lados do corpo
Medalha e certificado de reconhecimento nacional para projeto de saúde de Aquidauana / (Foto Divulgação)
O projeto denominado "Superando barreiras: a jornada de sucesso em grupo para portadores de hemiplegia em Aquidauana/MS" recebeu prêmio nacional no 38º Congresso do Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems).
O evento foi realizado no período de 15 a 18 de junho, no Expominas, em Belo Horizonte. É o maior congresso de saúde pública do mundo e, este ano, o tema foi "Início de Gestão" e o foco foi receber e capacitar os novos líderes.
A enfermeira Daniele Ferreira de Souza, autora do projeto, e a fisioterapeuta Gabriela Rondina Dorte de Oliveira, coautora, foram até a capital mineira receber a premiação, uma medalha e um certificado de reconhecimento nacional ao trabalho realizado, assinado pelo Presidente do Congresso Conasems, Hisham Mohamad Hamida; e pela Coordenadora da 20a Mostra Brasil aqui tem SUS.
Elas representaram toda equipe envolvida: Isabela Mardegan de Assunção, Carlos Manoel Siqueira Mariano, Luiz Henrique Pontes Santos, Sandra Maria Santos Calonga e Janaina Estela Vargas dos Santos Melgarejo. A equipe multiprofissional, é considerada a mais completa do Estado.
Em Aquidauana, o projeto esta prestes a completar um ano de atividade e atende 24 pacientes. O objetivo geral é promover a recuperação da funcionalidade, o aumento da autonomia e a melhora da qualidade de vida de pacientes com hemiplegia por meio de um programa de fisioterapia em grupo, embasado em abordagens terapêuticas atualizadas e individualizadas às necessidades de cada participante.
Especificamente, o projeto promove o fortalecimento, a adesão ao tratamento, o apoio mútuo entre os pacientes e a educação em saúde sobre a condição e suas estratégias de manejo.
Atividades de Vida Diária: houve uma melhora de 53%, para realizar tarefas cotidianas com maior autonomia;
Amplitude do movimento: registrou um aumento de 32%, repetindo maior capacidade de se adaptar às mudanças e desafios do dia a dia;
Força Muscular: apresentou uma melhora de 40%, evidenciando o fortalecimento muscular;
Funcionalidade: aumentou em 43%, indicando maior independência nas atividades funcionais;
Interação Social: cresceu 35%, sugerindo uma melhora na participação social e na comunicação com o entorno;
Saúde Geral: apresentou uma melhora de 60%, repetindo uma evolução global no estado de saúde, bem-estar físico e emocional dos pacientes;
Fala: apresentou uma melhora de 43%, contribuindo para uma comunicação mais eficaz.
Equilíbrio: registrou um aumento de 63%, destacando-se como uma das áreas com maior progresso, o que é crucial para a prevenção de quedas e aumento da segurança.
Esses dados evidenciam que o trabalho fisioterapêutico foi eficaz em promover melhorias em diversas áreas essenciais para a recuperação e qualidade de vida dos pacientes com hemiplegia.
O paciente José Carlos de Brito é beneficiado pelo projeto há 7 meses. Disse que "tenho gostado muito das atividades ali realizadas pelas fisioterapeutas Gabriela Dorte e Isabela, essa atividade tem nós ajudado muito na nossa recuperação". O maior benefício, até agora, é "melhora no equilíbrio e firmeza nas pernas".
Você tem alguma denúncia, flagrante, reclamação ou sugestão de pauta? O Site O Pantaneiro está sempre atento aos fatos que impactam a nossa região e queremos ouvir você!
Fale direto com nossos jornalistas pelo WhatsApp: (+55 67 99856-0000). O sigilo da fonte é garantido por lei, e sua informação pode fazer a diferença!
Além disso, você pode acompanhar as principais notícias, bastidores e conteúdos exclusivos sobre Aquidauana, Anastácio e região em nossas redes sociais. Siga O Pantaneiro nas plataformas digitais e fique sempre bem informado:
Clique no nome de qualquer uma das plataformas abaixo para acessar:
Instagram - @jornalopantaneiro
O Pantaneiro: Jornalismo com credibilidade, compromisso e a cara da nossa gente!
Serviços
Estudo embasa plano para fortalecimento das cadeias pecuárias do Pantanal
Programa Povo das Águas leva atendimento a comunidades do Baixo Pantanal
Fundtur e Pantanal Tech reforçam turismo sustentável em Aquidauana
Incêndios
Brigadas, produtores e comunidades mostraram a força da atuação local no combate às queimadas
Social
A primeira ocorreu em maio, com 435 documentos emitidos
Voltar ao topo