15 de agosto de 2020
Anuncie Aqui
-->
Anastácio

Professores de Anastácio concluem oficina de fotografia

Curso foi ministrado pela professora doutora Christiane Gioppo. Atividade foi dividida em três etapas presenciais.

24 NOV 2013 - 10h00min
redação
Na atividade desenvolvida pelo Programa de Educação Ambiental, um grupo de 16 pessoas, entre professores e diretores da educação básica de Anastácio, concluiu esta semana o curso de fotografia ministrado pela professora doutora Christiane Gioppo, da UFPR (Universidade Federal do Paraná). A atividade foi dividida em três etapas presenciais que incluíram saídas de campo para que os participantes colocassem em prática o que aprenderam.
 
Com o objetivo de ampliar as percepções ambientais dos professores sobre o ambiente em que vivem e relacioná-las com as disciplinas que ministram nas escolas, a professora Christiane ensinou técnicas fotográficas simples, mas, principalmente, promoveu debates para despertar o olhar crítico dos participantes da oficina sobre questões ambientais no município de Anastácio e região.
 
Nesse último encontro, os participantes aprenderam sobre a importância da luz para a foto e apresentaram imagens feitas por eles e por alunos nas últimas semanas, material que foi discutido em grupo. A atividade prática foi uma visita aos paredões de pedra de Camisão, em Aquidauana, uma das principais atrações turísticas do município.
 
Os professores relataram que já estão ultilizando a fotografia nas escolas desde o início do curso, no mês de agosto. Para a professora Waldinéia Lima, da Escola Teodoro Rondon, o uso da foto nas aulas fez com que a interação dos alunos aumentasse. "A atividade extraclasse deixa as crianças com mais ânimo. A aula fica mais agradável e os alunos participam mais, expõem sua ideias e acabam ficando mais críticos", diz.
 
O diretor da escola Manoel Valério, Aroldo Brito, também participou da oficina, apesar de não dar aulas por estar na direção da instituição de ensino. Ele fez questão de fazer o curso junto com os cinco professores da escola dele. "Qualquer um bate foto, mas nem todos conhecem as técnicas. Quanto mais pessoas aprenderem a fazer o uso correto da fotografia, melhor para os alunos, que estão adorando a novidade em sala de aula", explica.
 
A oficina, que integra o projeto de gestão ambiental da "BR-262 - Faço parte desse caminho", entre Anastácio e Corumbá, desenvolvido pela UFPR por meio do ITTI (Instituto Tecnológico de Transportes e Infraestrutura), será encerrado oficialmente no dia 05 de dezembro, com a exposição aberta ao público em local e data a serem definidos pela Secretaria Municipal de Educação de Anastácio.
 
BR-262 ? Faço Parte deste Caminho
 
O Projeto de Gestão Ambiental das Obras de revitalização na rodovia BR-262/MS, entre Anastácio e Corumbá, é realizado pela Universidade Federal do Paraná por meio do Instituto Tecnológico de Transportes e Infraestrutura através de cooperação com o DNIT (Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes), com o objetivo de cumprir as condicionantes para a emissão e/ou manutenção das licenças requeridas por órgãos ambientais.
 
ITTI
 
O ITTI (Instituto Tecnológico de Transportes e Infraestrutura) da UFPR (Universidade Federal do Paraná) atua na elaboração, execução e supervisão de programas e estudos destinados à gestão ambiental de obras, especialmente na área de transportes, tais como as rodovias, ferrovias e portos. Com uma equipe técnica multidisciplinar formada por professores, pesquisadores, estudantes e profissionais especializados, os projetos da UFPR/ITTI também contemplam aspectos relacionados à gestão territorial, questões socioambientais e quanto ao uso de recursos naturais.
 
 

Veja também

Mais Lidas

1
Aquidauana

Aquidauana perde professor Geraldo Vória, suspeita é Covid-19

2
Aquidauana

Bar não aguenta crise causada por pandemia e fecha em Aquidauana

3
Aquidauana

Vória estava há cinco dias internado por conta de Covid-19

4
Aquidauana

Após decreto de lockdown, Aquidauana deixa grau extremo de Covid-19

Vídeos

Cães encontram droga escondida em estofado de veículo

Morador de Taunay encontra jaguatirica morta às margens da BR-262

Bombeiros de Aquidauana estão na operação para controle de grande incêndio no Pantanal

Ver mais Videos

Previsão do Tempo

min22 max35

Aquidauana

Sol e aumento de nuvens de manhã. Pancadas de chuva à tarde e à noite.
min22 max35

Anastácio

Sol e aumento de nuvens de manhã. Pancadas de chuva à tarde e à noite.

Níveis dos Rios Hoje

Aquidauana
2,04m
Miranda
1,60m
Paraguai
1,14m

Colunas e Blogs

Maria de Lourdes Medeiros Bruno

"TER UM AMOR"

Valdemir Gomes

Como...

Giovani José da Silva

HISTÓRIAS DE ADMIRAR: LUGAR DE CALA (A BOCA)

Ver Mais Colunas

Guia Cidade

Telefones Úteis

Procon- Casa da Cidadania

Praça Afonso Pena, - 79200-000 Aquidauana/MS (67) 3241 5650
Advocacia

Sortica & Santos Associados / Ary Sortica dos Santos Junior

Rua Augusto Mascarenhas, 506 Centro - 79200-000 Aquidauana/MS (67) 3241-3122/3241-
Farmácias e Drogarias

Drogaria Star

Manoel Antonio Paes de Barros, 360 Centro - 79200-000 Aquidauana/MS (67) 3241 3394
Ver Mais
SABADÃO DA ECONIMIA 1508