A edição digital do jornal O Pantaneiro é restrita para assinantes.Assine
17 de junho de 2019
Anuncie Aqui
9078
Onça

Em cinco meses onça-pintada ganhou 39 quilos sob os cuidados do CRAS

A onça será solta no Pantanal Sulmatogrossense

29 JAN 2019 - 20h33min
Araújo. Kelly Ventorim, com informações da UFMS

Após seis meses a onça-pintada macho, resgatada na região do Pantanal de Corumbá em condições precárias de saúde ganhou 39 quilos. Sua plena recuperação foi constatada na tarde desta terça-feira (29) pela equipe de profissionais do Centro de Reabilitação de Animais Silvestres (Cras).

Segundo o médico veterinário cirurgião Lucas Cazati, do Cras, o animal que passou por tratamento intensivo na unidade, retornou hoje ao hospital da universidade para exames e radiografias. Para seu transporte até a van foram necessárias duas doses de sedativos e pelo menos quatro homens para carregar a sua jaula.

Após os procedimentos, realizados por médicos veterinários do CRAS e da Universidade o animal será levado para o Refúgio Ecológico Caiman, uma fazenda de 53 mil hectares do município de Miranda, no Pantanal Sul Matogrossense.

No refúgio, onde diversos projetos de pesquisa e manejo de espécies recebem apoio, a onça deve descansar essa noite. Segundo Lucas a intenção é que, mostrando estabilidade pela manhã, ela possa ser devolvida a natureza.

A onça deverá ficar num recinto provisório, uma espécie de quarentena, até que acorde da sedação e a equipe possa lhe devolver a natureza.

Para Lucas ver a onça tão forte dá a equipe uma sensação de dever cumprido. “Foi um trabalho de muita pericia, envolvendo muito conhecimento técnico/clinico para restabelecimento da saúde do animal. Ver a ‘jatobazinho’ forte e pronta para voltar para seu habitat é muito gratificante”. Completou.

A onça será solta em seu habitat na noite de hoje (29)

A captura

Em agosto de 2018, funcionários da Escola Rural Jatobazinho, no Pantanal sul-mato-grossense, avistaram a onça no pátio do local e contataram o pesquisador de Pós-Doutorado em Ciências Veterinárias da Famez, Gediendson Ribeiro de Araújo. Ele reuniu uma equipe para capturar o animal.

“A direção da escola me acionou para avisar que tinham visto o animal no pátio e que ele estava muito debilitado. Nisso foi criado um grupo de ação formado pelos projetos Onçafari, Onças do Rio Negro, o Centro Nacional de Pesquisa e Conservação de Mamíferos Carnívoros, o Instituto Homem Pantaneiro, a Panthera Brasil e a UFMS”, conta o pesquisador.

O felino apresentava um quadro de inanição crônica e desidratação severa, por ficar muito tempo sem se alimentar. Pela pouca idade, estima-se que tenha quase 2 anos, ainda não tem as habilidades de caça totalmente desenvolvidas. “Nessa idade ele ainda deveria estar com a mãe, por algum motivo ele foi separado dela. Ou ele tinha alguma doença e isso fez com que ele não conseguisse acompanhar a mãe e os irmãos e por isso ele chegou nesse estado, ou a mãe foi abatida e ele ficou sem ter como caçar”, afirma a professora de Clínica Médica e Cirúrgica de Animais Selvagens, Thyara de Deco Souza e 

 

Veja também

Mais Lidas

1
Aquidauana

Jovem de Dourados desaparece nas águas do Aquidauana

2
Aquidauana

Identificada vítima de Dourados desaparecida no rio Aquidauana

3
Aquidauana

Homem agride ex-mulher e rasga as roupas dela durante churrasco

4
Aquidauana

Jovem de 25 anos causa confusão em festa e é presa por chamar policial de otário

Vídeos

Motorista que causou acidente admitiu ter bebido cerveja e não tinha CNH

PRF promove campanha de combate a violência sexual infantil

Portal Atacado • Anastácio MS | Especial Dia das Mães

Ver mais Videos

Previsão do Tempo

min20 max33

Aquidauana

Sol com algumas nuvens. Não chove.
min20 max33

Anastácio

Sol com algumas nuvens. Não chove.

Níveis dos Rios Hoje

Aquidauana
2,69m
Miranda
3,48m
Paraguai
5,59m

Colunas e Blogs

Valdemir Gomes

Tudo...

Giovani José da Silva

HISTÓRIAS DE ADMIRAR: MOROS

Maria de Lourdes Medeiros Bruno

5° ENCONTRO RELÍQUIAS DE AQUIDAUANA (7 a 9 DE JUNHO ...

Ver Mais Colunas

Guia Cidade

Médicos

José Arruda Fialho

Sete de Setembro, 1193 Centro - 79200-000 Aquidauana/MS (67)
Supermercados

Casa Tamashiro

Estevão Alves Corrêa, 944 - 79200-000 Aquidauana/MS (67) 3241-2106
Supermercados

Supermercado Princesa 3

7 de Setembro, 1029 - 79200-000 Aquidauana/MS (67) 3241-3989/3241-
Ver Mais
508110646