X

MS tem mais 17 dias para vacinar 183 mil contra rubéola

Compartilhe:

A-

A+

Prorrogada até o dia 30 de setembro, a campanha de vacinação contra a rubéola em Mato Grosso do Sul ainda deve imunizar 183 mil pessoas. De acordo com os números do Ministério da Saúde, 76,44% dos 778.359 pessoas do público-alvo (na faixa etária de 20 a 39 anos) foram imunizadas. Os 23,56% correspondem a 183.378 sul-mato-grossenses.


Os homens são o principal alvo da campanha. Isso porque eles respondem à maior parte dos 8.684 casos confirmados no país em 2007. Apesar disso, os homens são os que menos se vacinaram. Em Mato Grosso do Sul, 284.404 (73,43% do total de 387.315) se vacinaram. Entre as mulheres, a parcela sobe para 79,42% (310.577 de 391.044).


A rubéola é uma doença grave, que pode acometer mulheres grávidas e causar malformação congênita no feto, provocando cegueira, surdez, retardo mental ou problemas cardíacos no bebê. A vacinação em massa elimina a circulação do vírus no meio ambiente.


Procura


Ontem seria o prazo final da campanha. Por conta disso, muitos campo-grandenses deixaram para comparecer nos postos de vacinação. No posto em frente ao Mercado Municipal de Campo Grande, houve aumento considerável da procura ontem A funcionária administrativa da Sesau (Secretaria Municipal de Saúde), Cleide Santos, informou que, na manhã desta sexta-feira, 122 pessoas foram atendidas no local.


Esse número está muito acima da média dos outros dias. Segundo Cleide, na quinta-feira (11), foram vacinadas apenas entre 20 e 30 pessoas no local. Esse volume é seis menor ao da manhã de ontem.


A não-informação quanto à prorrogação do prazo foi a razão da maior procura. "Eu vim hoje, porque me disseram que era o último dia", admite a professora de Inglês Vera Oshiro, 33. Ela conta que já teve a doença há 15 anos.


Semelhante justificativa foi dada pela assistente administrativo Kássia Teixeira, 35. "Eu fiquei sabendo que hoje terminava a campanha, eu decidi me vacinar", diz. Ela alega que em outros dias não encontrava tempo para se vacinar, em razão do muito trabalho. No entanto, Kássia usou hoje o horário de almoço de ontem para receber a vacina.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Aquidauanense abre mão de disputar Série A após conquistar acesso

FUTEBOL

Aquidauanense abre mão de disputar Série A após conquistar acesso

Presidente confirmou a decisão e relatou dificuldades para conseguir apoio financeiro; Comercial pode herdar a vaga, enquanto CRA segue como representante de Aquidauana

Acidente com cavalo em trevo de Aquidauana expõe perigo nas rodovias

ALERTA

Acidente com cavalo em trevo de Aquidauana expõe perigo nas rodovias

Animal morreu após ser atingido por caminhonete na MS-450; relatos apontam presença frequente de animais soltos às margens das pistas

Voltar ao topo

Logo O Pantaneiro Rodapé

Rua XV de Agosto, 339 - Bairro Alto - Aquidauana/MS

©2026 O Pantaneiro. Todos os Direitos Reservados.

Layout

Software

2
Entre em nosso grupo