X

Exame toxicológico para renovar CNH volta a ser obrigatório em MS

Compartilhe:

A-

A+

Por determinação da Lei nº 13.103, popularmente conhecida como a ?Lei dos Caminhoneiros?, em vigor desde março de 2016, quem estiver em processos de renovação, reabilitação, adição e mudança de categoria da CNH (Carteira Nacional de Habilitação), nas categorias C, D e E, obrigatoriamente terá que submeter-se ao exame toxicológico.
 
?A dica para do primeiro passo para o condutor que queira renovar a CNH, se reabilitar, adicionar ou mudar de categoria é a realização do exame toxicológico. Somente com o laudo do laboratório o condutor poderá dar início ao processo?, disse a diretora de Habilitação, do Detran-MS (Departamento Estadual de Trânsito de Mato Grosso do Sul), Rosilda da Silva Melo.
 
O Detran-MS havia conseguido na Justica a suspensão da obrigatoriedade do exame, mas a liminar foi revogada pela Justiça Federal da 4ª Vara de Campo Grande, processo nº 0002015-03.2016.4.03.6000, e a exigência voltou a vale rem Mato Grosso do Sul. ?O Detran já foi notificado da decisão e cumprirá a determinação?, disse Rosilda.
 
O objetivo do exame toxicológico é verificar se o motorista fez uso de substâncias psicoativas nos últimos 90 dias e somente poderá ser realizado por laboratórios autorizados pelo Departamento Nacional de Trânsito (Denatran). Para a realização do teste são coletados materiais biológicos, como cabelos, pelos ou unhas.
 
?Os motoristas deverão primeiramente procurar os laboratórios credenciados junto ao Denatran?, alertou Rosilda. Segundo ela, a lista dos locais credenciados está publicada no site do Detran-MS, no banner ?Exame Toxicológico? localizado na página inicial do órgão na Internet.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Casa do Trabalhador de Aquidauana oferece 27 vagas de emprego nesta quinta

OPORTUNIDADES

Casa do Trabalhador de Aquidauana oferece 27 vagas de emprego nesta quinta

Oportunidades contemplam vagas locais e regionais; atendimento ocorre das 07h às 13h

Aquidauana amanhece com muitas nuvens e pode ter chuva nesta quinta

METEOROLOGIA

Aquidauana amanhece com muitas nuvens e pode ter chuva nesta quinta

Previsão aponta variação entre períodos de céu encoberto e abertura de sol; calor continua intenso

Voltar ao topo

Logo O Pantaneiro Rodapé

Rua XV de Agosto, 339 - Bairro Alto - Aquidauana/MS

©2026 O Pantaneiro. Todos os Direitos Reservados.

Layout

Software

2
Entre em nosso grupo