SEGURANÇA PÚBLICA
Município receberá aparelhos para exames e avaliações médico-legais; investimento estadual supera R$ 2 milhões e alcança outras regiões
Publicado em 07/11/2026 às 12:48
Novos equipamentos serão usados em exames e avaliações de lesões / Divulgação/PCi-MS
A estrutura da Polícia Científica em Aquidauana será reforçada com novos equipamentos destinados a exames médico-legais, avaliações de lesões e outros procedimentos periciais. O município está entre os contemplados pelo investimento de mais de R$ 2 milhões realizado pelo Governo de Mato Grosso do Sul, que destinou a maior parte dos aparelhos adquiridos às unidades do interior.
Entre os equipamentos encaminhados a Aquidauana estão um colposcópio, uma mesa ginecológica e um foco cirúrgico. O colposcópio permite ampliar a visualização durante exames sexológicos, auxiliando os médicos-legistas na identificação e documentação de possíveis vestígios de violência sexual. Já a mesa oferece melhores condições para a realização dos procedimentos, enquanto o foco cirúrgico direciona a iluminação durante os exames.
Ao todo, foram adquiridos 44 equipamentos para a PCi-MS (Polícia Científica de Mato Grosso do Sul), dos quais 41 serão destinados a estruturas do interior. A distribuição contempla as 14 Unidades Regionais de Perícia e Identificação, além de seções de medicina legal que funcionam em municípios fora das sedes regionais.
O pacote inclui 15 colposcópios, distribuídos entre as 14 unidades regionais e a seção do Imol (Instituto de Medicina e Odontologia Legal) na Casa da Mulher Brasileira, em Campo Grande. Também foram adquiridas nove mesas e oito cadeiras ginecológicas. As mesas serão destinadas a Amambai, Aquidauana, Costa Rica, Coxim, Fátima do Sul, Jardim, Maracaju, Miranda e Paranaíba. Das cadeiras, sete seguem para o interior e uma ficará na capital.
Outros quatro aparelhos, chamados arcos cirúrgicos, foram encaminhados a Coxim, Três Lagoas, Naviraí e Nova Andradina. A tecnologia utiliza raios X para produzir imagens em tempo real, permitindo localizar fraturas, projéteis e outros corpos estranhos durante exames médico-legais, inclusive em necropsias.
A estrutura também será reforçada com oito focos cirúrgicos. Sete foram destinados a Amambai, Aquidauana, Dourados, Jardim, Naviraí e às seções de medicina legal de Maracaju e Miranda. O equipamento restante será utilizado no Imol em Campo Grande.
A ampliação dos recursos busca atender à demanda das unidades fora da capital. Entre 01º de janeiro e 04 de novembro de 2026, Mato Grosso do Sul registrou 27.295 exames médico-legais. Desse total, 15.853, o equivalente a 58,1%, foram realizados no interior.
No mesmo período, as unidades regionais concentraram 1.497 das 2.424 necropsias registradas no estado, correspondendo a 61,8% dos procedimentos.
Além dos novos aparelhos, a rede estadual conta com tomógrafos em Campo Grande e Dourados e equipamento de raios X em Corumbá. Conforme a necessidade de cada caso e a avaliação do médico-legista, os recursos podem ser compartilhados entre as unidades, inclusive com o encaminhamento de corpos para exames de imagem especializados.
De acordo com o Governo do Estado, o investimento integra um processo de modernização da Polícia Científica iniciado em 2023, com recursos do Fundo Nacional de Segurança Pública, do Fundo Estadual de Segurança Pública e do Fundo Especial de Reequipamento da Sejusp (Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública).
MEMÓRIA
Pernambucano integrou as tropas brasileiras na Itália; Censo de setembro apontava menos de duas dezenas de ex-combatentes vivos no país
AFOGAMENTO
Vítima estava a cinco metros de profundidade; buscas haviam começado no fim da tarde desta sexta-feira
Voltar ao topo