Pelo segundo ano consecutivo, a APA (Associação dos Pescadores Profissionais de Anastácio) irá realizar uma campanha de limpeza do Rio Aquidauana, nestes dias 27, 28 e 29 de junho, das 08 às 17 horas. A iniciativa é do Ministério da Pesca e busca conscientizar a população de Anastácio, Aquidauana e região para a importância de cuidar das águas do Rio Aquidauana.
O presidente da APA, Aparecido Carlos dos Santos, explicou que a campanha deste ano irá promover a limpeza do trecho localizado na BR-262, na região do rio Taquarussu, até o Porto Sarará. Segundo ele, a participação não é restrita aos pescadores profissionais e amadores."A mobilização de voluntários será muito importante para nossa campanha. Essa é uma iniciativa que busca beneficiar a toda a população, portanto, todos estão convidados a participar e promover conosco a limpeza do Rio Aquidauana", afirma Aparecido.
Além da limpeza, a campanha visa reforçar a ideia de que a preservação do Rio Aquidauana começa por pequenos gestos, como não jogar lixo às margens da água. Na opinião de Aparecido, as águas do Rio Aquidauana estão ficando mais poluídas nos últimos anos, e isso acaba trazendo consequências sérias para a população.
"Hoje, é visível que o rio está completamente assoreado e, com isso, temos problemas como as enchentes e a redução no número de peixes. Não é difícil concluir que essa situação ocorre por causa do mau uso por parte da população. Uma garrafa pet que é jogada, por exemplo, leva mais de 100 anos para se decompor na natureza", diz.
Conforme as estimativas da APA, pelo menos 30 embarcações serão mobilizadas na campanha de limpeza, que terá uma premiação especial neste ano. Além de kits com equipamentos de pesca, a organização está providenciando, junto aos patrocinadores, troféus para os participantes-destaques.
Após a finalização da campanha, no dia 29 - dia de São Pedro, está prevista a realização de uma procissão fluvial. Depois, será realizada uma missa especial, na Prainha de Anastácio
Na manhã do último sábado (25), a APA realizou uma blitz educativa na região da Ponte Velha, com distribuição de panfletos para informar a população sobre a campanha de limpeza.