X

O Oi Futuro, instituto de responsabilidade social da Oi, em parceria com o Instituto Ressoarte, realizou, no dia 01º de novembro, a entrega de instrumentos musicais aos alunos da ?Orquestra Indígena TekoArandú?. O projeto prevê a implantação de uma orquestra indígena de metais e percussão para alunos de escolas indígenas das aldeias de etnia terena e também da rede pública de ensino de Anastácio e Aquidauana.
 
O evento marcou o início efetivo do projeto, selecionado pela 9ª edição do Programa Oi Novos Brasis do Oi Futuro. Ao todo, foram adquiridos 50 estantes para partituras e 32 novos instrumentos musicais, que serão acrescentados ao acervo do Instituto RessoArte para oferecimento das aulas: quatro tubas, oito trompetes, oito trombones, quatro Flugelhorn, quatro Euphoniuns, dois Quintotons e duas liras.
 
A orquestra será formada por 50 alunos da comunidade indígena Aldeinha e da rede pública de ensino, que receberão oficinas de formação musical teórica e prática de instrumentos de percussão e sopro. As aulas possuem duração de dez meses e terão início neste mês.
 
Além da orquestra, serão ministradas oficinas de violão para 25 alunos pelo mesmo período, beneficiando um total de 75 jovens. Também serão realizadas oficinas de musicalização para 125 alunos durante cinco meses nas aldeias de Aquidauana. Ao término do projeto serão realizadas apresentações em seis comunidades indígenas da região.
 
O projeto, que visa aumentar a visibilidade da identidade cultural dos povos indígenas, prevê que os alunos da orquestra sejam capazes de executar peças musicais, do clássico ao popular, e contará, ainda, com a utilização de sonoridades, ritmos e influências musicais indígenas, culminando na realização de um espetáculo com o repertório ensaiado durante as oficinas do projeto.
 
A entrega de instrumentos contou com a presença dos alunos e lideranças indígenas da comunidade terena Aldeinha, que esteve representada pelo cacique Enéias Campos da Silva, estudantes da rede pública de ensino, do Executivo de Relações Institucionais da Oi no MS, João Henrique de Abreu, além de membros diretores do Instituto RessoArte.
 
Construindo Novos Brasis
 
O Oi Novos Brasis é um dos principais programas do Oi Futuro. Em nove edições do programa, foram apoiados 165 projetos em todas as regiões do país, nas linhas de atuação do Oi Novos Brasis: Educação para a Sustentabilidade, Trabalho e Renda, e Garantia de Direitos, destacando-se, nessa ultima vertente, o peso crescente de projetos com foco em pessoas com deficiência e acessibilidade, que é uma agenda central para o Oi Futuro.
 
Além da orquestra indígena, em 2013 no estado do Mato Grosso do Sul, o Oi Novos Brasis apoiou o projeto Oficina Panificadora, da Sociedade Eunice Weaver de Campo Grande, que capacitou 40 adolescentes na área de panificação para geração de trabalho e renda. Em 2012, o Oi Futuro apoiou também o projeto Núcleo Tecnológico, do Moinho Cultural em Corumbá, que ofereceu aulas de fotografia, produção fonográfica, processo criativo, e de captação e edição de imagens para os integrantes do núcleo e de escolas públicas de Corumbá e Ladário.
 
Sobre o Instituto Ressoarte
 
O Instituto RessoArte é uma organização da sociedade civil, sem fins lucrativos, que tem como sua missão principal a construção de uma sociedade mais justa, solidária e sustentável. Seu foco é incidir em espaços de discussão sobre políticas públicas e ações para o desenvolvimento local, com ênfase nas áreas da Cultura da Infância, Cultura de Paz, formação profissional e tecnológica e socioambiental, promoção do desenvolvimento econômico, do voluntariado, da ética e dos direitos humanos por meio de uma gestão compartilhada e participativa (estado-sociedade civil), visando promover formação cívica, educacional e cultural aos seus participantes.
 
A entidade desenvolve suas ações há cinco anos nos municípios de Anastácio e Aquidauana, com a missão de promover o desenvolvimento sócio-cultural do ser humano por meio da arte e todas as suas formas de expressão, atuando nas interfaces da música, dança, teatro, audiovisual, patrimônio material e imaterial, culturas populares e digital, consoante versa a Convenção da Unesco para Promoção e Proteção da Diversidade Cultural.
 
Nesse sentido, o Instituto materializa seus objetivos sociais através de projetos articulados em núcleos de intervenção, sendo eles o Núcleo de Artes RessoArte, Núcleo de Assistência Social, Núcleo de Formação Profissional e Tecnológica e Núcleo de Educação Inclusiva que beneficiam diretamente 120 pessoas entre crianças, adolescentes e adultos.

A sede do Instituto Ressoarte fica localizada na Rua Américo de Souza, Centro de Anastácio. O funcionamento é de segunda-feira a sábado, das 08h às 11h30 e das 13h às 20h30.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Nioaque volta a aparecer entre os cinco destaques epidemiológicos de MS

Saúde

Nioaque volta a aparecer entre os cinco destaques epidemiológicos de MS

Dados ajudam a orientar ações de prevenção e saúde pública; município também havia aparecido entre os cinco primeiros no levantamento referente ao primeiro quadrimestre

Após caso Esther, outra mulher é presa por maus-tratos em Aquidauana

Ação da Polícia Civil

Após caso Esther, outra mulher é presa por maus-tratos em Aquidauana

Cachorro apresentava lesão na cabeça e infestação por parasitas e precisou ser internado; prisão ocorreu após avaliação veterinária

Voltar ao topo

Logo O Pantaneiro Rodapé

Rua XV de Agosto, 339 - Bairro Alto - Aquidauana/MS

©2026 O Pantaneiro. Todos os Direitos Reservados.

Layout

Software

2
Entre em nosso grupo