O objetivo é acabar com os possíveis criadouros do mosquito
Kamila Alcântara
Publicado em 10/02/2020 às 13:00
Atualizado em 10/09/2026 às 14:07
A ação de combate ao mosquito aedes Aegypti começou nesta segunda-feira (10) em Aquidauana. Segundo o último boletim epidemiológico da SES (Secretaria de Estado de Saúde), já são dez casos de dengue confirmados no município apenas em janeiro, sendo que na soma de todos os registros de 2019, foram 24 casos.
Esse trabalho está sendo realizado pela Coordenadoria de Vetores da Sesau (Secretaria Municipal de Saúde), com apoio da Secretaria de Obras e Serviços Urbanos, 9º Batalhão de Engenharia e Combate, Corpo de Bombeiros, Polícias Militar e Ambiental.
"Não podemos descuidar um só minuto. Com toda essa intensidade de chuvas e encontrando local adequado para se reproduzir, o mosquito Aedes começa a fazer mais vítimas em nossa cidade, aumentando os casos de dengue. Conclamamos cada morador para vir somar conosco nessa luta, todos contra o Aedes!", afirmou o prefeito Odilon Ribeiro.
Com datas já definidas, os moradores poderão juntar todo o material que possa se tornar criadouro do mosquito que será recolhido pelo maquinário da Secretaria de Obras.
Equipe responsável pelo lançamento da campanha. (Foto: Samara Oliveira)
“Esse mutirão vai ser muito bom pra acabar com a dengue, mas pra isso, todo mundo tem que colaborar, não adianta limparem hoje e cada um não cuidar do seu quintal”, destaca dona Maria Silva, 62 anos, moradora.
CRONOGRAMA
A ação de combate ao Aedes começara com mutirão de eliminação dos criadouros, visita às casas e panfletagem informativa nos bairros:
FEVEREIRO
10/02 - Vila Popular;
11 e 12/02 Guanandy;
13/02 - Trindade;
17/02 - Paraíso;
18 e 19/02 - Santa Terezinha;
20 e 21/02 - bairro Alto;
27 e 28/02 - Nova Aquidauana.
MARÇO
09/03 - Centro;
10 e 11/03 - Serraria;
12/03 - São Cristóvão;
16 e 17/03 - São Pedro;
18/03 - Jardim Aeroporto;
19/03 - Pinheiro;
23 e 24/03 - Cidade Nova;
25/03 - Dona Nenê.
Eleições 2026
Candidata a deputada federal pelo PSDB destacou demandas de Bela Vista; saúde, educação, infraestrutura e desenvolvimento estão entre as prioridades
Educação
Atividade reuniu estudantes em uma experiência de valorização dos costumes e saberes regionais; proposta aproximou educação, cultura e comunidade dentro da escola
Voltar ao topo