30 de novembro de 2021
Anuncie Aqui
Natureza

Richard Rasmussen vem ao Pantanal para iniciar expedição pelos biomas brasileiros

22 OUT 2020 - 13h30min
Rhobson Lima e Kamila Alcântara

O naturólogo e apresentador Richard Rasmussen começou a documentar uma expedição pelos biomas brasileiros apresentando o trabalho com o gado e cavalos pantaneiros. Desde os 10 anos, Richard conhece a região por pescar no Rio Miranda com o avô.

Recepcionado no Recanto Tarumã, o naturólogo esteve com uma Comitiva Pantaneira, com direito a comidas típicas e até se arriscou em experimentar a carne da cabeça do boi. “Começar pelo Pantanal tem gosto de casa, pois é o bioma que eu mais tenho contato. Começar a expedição por aqui é motivo de muita alegria”, conta Richard para O Pantaneiro.

Tudo será documentado em vídeo e até em material científico para divulgação nos canais de comunicação do naturólogo, em parceria com a TV Cultura. “Estamos com o compromisso de levar não só a conservação, mas também contar a história do homem pantaneiro”, destaca.

O gado pantaneiro 
IMG_20201021_110301
A expedição vai destacar a importância e valor da criação do gado pantaneiro, que vem se destacando e está prestes a ser reconhecido pela Embrapa (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária).

“Estamos felizes pelo Richard levar a cultura local para o restante do mundo. Atualmente, são 22 produtores ligados a Associação de Criadores da Raça Pantaneira”, pontuou o professor e doutor da UEMS Dr. Marcus Vinicius Moraes de Oliveira – que é pioneiro no estudo do gado pantaneiro, iniciando em 2009.

Marcus explica que a UEMS, que recebe apoio da UFMS, se tornou o principal fomentador da produção desses animais, tanto dando apoio aos produtores como também no fornecimento de material genético. Inclusive, para quem deseja se filiar à Associação ou precisa de um apoio na criação, pode entrar em contato com ele pelo (67) 9 8111-8610.

“Além de todas as qualidades já citadas, o gado também está sendo usado no turismo local, pois é um animal manso e com pelagem diferenciada. Até isso está atraindo os turistas que vêm para cá”, pontua Tomas, presidente da Associação de Criadores.

Central Pax_10

O Pantaneiro também conversou com a bióloga da UFMS Dirce Ferreira Luz. Ela trabalha e pesquisa o leite do gado pantaneiro, que apresenta componentes que elevam a qualidade do produto em relação aos outros leites.



“Podemos afirmar que é um leite com características diferenciadas, pois a raça é melhor. Independente da estação do ano ou alimento, a raça oferece um leite de melhor qualidade, tanto para o consumo como para os derivados”, destaca a pesquisadora.

 
 

Veja também

Mais Lidas

1
Policial

Menina é estuprada por convidado durante festa na piscina

2
Policial

PRF que atirou contra homem nu em motel é encontrado morto

3
Policial

Miss Transex MS é presa por dopar e roubar clientes após "encontros"

4
Policial

Homem é perseguido e morto após atropelar criança

Informe Publicitário

Informe

Selaria União: couro e moda country você encontra aqui!

Previsão do Tempo

min21 max33

Aquidauana

Sol com algumas nuvens. Não chove.
min21 max33

Anastácio

Sol com algumas nuvens. Não chove.

Níveis dos Rios Hoje

Aquidauana
2,45m
Miranda
2,42m
Paraguai
0,24m

Colunas e Blogs

Gabriel Novis Neves

Cheiro de Natal

Valdemir Gomes

Ao...

Maria de Lourdes Medeiros Bruno

Leila Diniz ("UMA MULHER SOLAR") Marília Mendonça ("...

Ver Mais Colunas

Guia Cidade

Farmácias e Drogarias

Drogaria Pantanal

Bichara Salamene, 1645 Bairro da Serraria - 79200-000 Aquidauana/MS (67) 3241 2743
Médicos

Heraldo Alan K. J. de Paula - Radiologista

Rua Duque de Caxias, 645 Bairro Alto - 79200-000 Aquidauana/MS (67) 3241-2279
Hospitais/Postos de Saúde

Posto de Saúde da Santa Terezinha - Centro de Saúde Dr. Cláudio Fernando Estela

R. Carlos Ferreira Bandeira, s/nº Stª Terezinha - 79200-000 Aquidauana/MS (67) 3241-4027
Ver Mais
2
Entre em nosso grupo