X
Natureza

Richard Rasmussen vem ao Pantanal para iniciar expedição pelos biomas brasileiros

O Pantaneiro

O naturólogo e apresentador Richard Rasmussen começou a documentar uma expedição pelos biomas brasileiros apresentando o trabalho com o gado e cavalos pantaneiros. Desde os 10 anos, Richard conhece a região por pescar no Rio Miranda com o avô.

Recepcionado no Recanto Tarumã, o naturólogo esteve com uma Comitiva Pantaneira, com direito a comidas típicas e até se arriscou em experimentar a carne da cabeça do boi. “Começar pelo Pantanal tem gosto de casa, pois é o bioma que eu mais tenho contato. Começar a expedição por aqui é motivo de muita alegria”, conta Richard para O Pantaneiro.

Tudo será documentado em vídeo e até em material científico para divulgação nos canais de comunicação do naturólogo, em parceria com a TV Cultura. “Estamos com o compromisso de levar não só a conservação, mas também contar a história do homem pantaneiro”, destaca.

O gado pantaneiro
IMG_20201021_110301
A expedição vai destacar a importância e valor da criação do gado pantaneiro, que vem se destacando e está prestes a ser reconhecido pela Embrapa (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária).

“Estamos felizes pelo Richard levar a cultura local para o restante do mundo. Atualmente, são 22 produtores ligados a Associação de Criadores da Raça Pantaneira”, pontuou o professor e doutor da UEMS Dr. Marcus Vinicius Moraes de Oliveira – que é pioneiro no estudo do gado pantaneiro, iniciando em 2009.

Marcus explica que a UEMS, que recebe apoio da UFMS, se tornou o principal fomentador da produção desses animais, tanto dando apoio aos produtores como também no fornecimento de material genético. Inclusive, para quem deseja se filiar à Associação ou precisa de um apoio na criação, pode entrar em contato com ele pelo (67) 9 8111-8610.

“Além de todas as qualidades já citadas, o gado também está sendo usado no turismo local, pois é um animal manso e com pelagem diferenciada. Até isso está atraindo os turistas que vêm para cá”, pontua Tomas, presidente da Associação de Criadores.

O Pantaneiro também conversou com a bióloga da UFMS Dirce Ferreira Luz. Ela trabalha e pesquisa o leite do gado pantaneiro, que apresenta componentes que elevam a qualidade do produto em relação aos outros leites.



“Podemos afirmar que é um leite com características diferenciadas, pois a raça é melhor. Independente da estação do ano ou alimento, a raça oferece um leite de melhor qualidade, tanto para o consumo como para os derivados”, destaca a pesquisadora.

Deixe a sua opinião

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Saúde

SAMU de Aquidauana realiza treinamento de condução de emergência

O evento ocorreu no pátio do Supermercado JR

Educação

UFMS oferece 125 cursos de graduação no Sisu 2025

A inscrição é gratuita e pode ser feita através do Portal Único de Acesso ao Ensino Superior

Voltar ao topo

Logo O Pantaneiro Rodapé

Rua XV de Agosto, 339 - Bairro Alto - Aquidauana/MS

©2025 O Pantaneiro. Todos os Direitos Reservados.

Layout

Software

2
Entre em nosso grupo