28 de fevereiro de 2021
Anuncie Aqui
-->
Natureza

Richard Rasmussen vem ao Pantanal para iniciar expedição pelos biomas brasileiros

22 OUT 2020 - 13h30min
Rhobson Lima e Kamila Alcântara

O naturólogo e apresentador Richard Rasmussen começou a documentar uma expedição pelos biomas brasileiros apresentando o trabalho com o gado e cavalos pantaneiros. Desde os 10 anos, Richard conhece a região por pescar no Rio Miranda com o avô.

Recepcionado no Recanto Tarumã, o naturólogo esteve com uma Comitiva Pantaneira, com direito a comidas típicas e até se arriscou em experimentar a carne da cabeça do boi. “Começar pelo Pantanal tem gosto de casa, pois é o bioma que eu mais tenho contato. Começar a expedição por aqui é motivo de muita alegria”, conta Richard para O Pantaneiro.

Tudo será documentado em vídeo e até em material científico para divulgação nos canais de comunicação do naturólogo, em parceria com a TV Cultura. “Estamos com o compromisso de levar não só a conservação, mas também contar a história do homem pantaneiro”, destaca.

O gado pantaneiro 
IMG_20201021_110301
A expedição vai destacar a importância e valor da criação do gado pantaneiro, que vem se destacando e está prestes a ser reconhecido pela Embrapa (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária).

“Estamos felizes pelo Richard levar a cultura local para o restante do mundo. Atualmente, são 22 produtores ligados a Associação de Criadores da Raça Pantaneira”, pontuou o professor e doutor da UEMS Dr. Marcus Vinicius Moraes de Oliveira – que é pioneiro no estudo do gado pantaneiro, iniciando em 2009.

Marcus explica que a UEMS, que recebe apoio da UFMS, se tornou o principal fomentador da produção desses animais, tanto dando apoio aos produtores como também no fornecimento de material genético. Inclusive, para quem deseja se filiar à Associação ou precisa de um apoio na criação, pode entrar em contato com ele pelo (67) 9 8111-8610.

“Além de todas as qualidades já citadas, o gado também está sendo usado no turismo local, pois é um animal manso e com pelagem diferenciada. Até isso está atraindo os turistas que vêm para cá”, pontua Tomas, presidente da Associação de Criadores.

O Pantaneiro também conversou com a bióloga da UFMS Dirce Ferreira Luz. Ela trabalha e pesquisa o leite do gado pantaneiro, que apresenta componentes que elevam a qualidade do produto em relação aos outros leites.



“Podemos afirmar que é um leite com características diferenciadas, pois a raça é melhor. Independente da estação do ano ou alimento, a raça oferece um leite de melhor qualidade, tanto para o consumo como para os derivados”, destaca a pesquisadora.

 
 

Veja também

Mais Lidas

1
Aquidauana

Funcionários da Coeso fazem greve em Aquidauana e Dois Irmãos contra o atual presidente

2
Aquidauana

Família encontra jovem que veio para fazenda em Aquidauana

3
Geral

Corpo de Bombeiros de Aquidauana é acionado para desobstrução na BR-262

4
Aquidauana

Aquidauana registra 13 novos casos e morte de idoso por coronavírus

Vídeos

Pensa no Susto Moradora encontra sucuri escondida no quintal de casa

Chuva forte alaga entrada do município de Anastácio/MS

Acidente entre duas motos deixa jovem de 21 anos ferida em Corumbá

Ver mais Videos

Previsão do Tempo

min24 max37

Aquidauana

Sol com algumas nuvens. Não chove.
min24 max37

Anastácio

Sol com algumas nuvens. Não chove.

Níveis dos Rios Hoje

Aquidauana
2,90m
Miranda
6,87m
Paraguai
1,45cm

Colunas e Blogs

Valdemir Gomes

Preciso...

Paulo Corrêa de Oliveira

RÁPIDAS IMPRESSÕES DE UM PEREGRINO – II

Maria de Lourdes Medeiros Bruno

CAPITU

Ver Mais Colunas

Guia Cidade

Médicos

Flavio Arima - Ortopedista

Rua Duque de Caxias, - 79200-000 Aquidauana/MS (67) 3241-8727
Pesqueiros

Pesqueiro do Barbosa

Distrito de Camisão, - 79200-000 Aquidauana/MS (67) 96157369
Escolas Estaduais

Escola Estadual Felipe Orro

Rua Carlos pereira Bandeira, s/n - 79200-000 Aquidauana/MS (67) 3241 1206
Ver Mais
2
Entre em nosso grupo