26 de maio de 2022
Anuncie Aqui
Natureza

Richard Rasmussen vem ao Pantanal para iniciar expedição pelos biomas brasileiros

22 OUT 2020 - 13h30min
Rhobson Lima e Kamila Alcântara

O naturólogo e apresentador Richard Rasmussen começou a documentar uma expedição pelos biomas brasileiros apresentando o trabalho com o gado e cavalos pantaneiros. Desde os 10 anos, Richard conhece a região por pescar no Rio Miranda com o avô.

Recepcionado no Recanto Tarumã, o naturólogo esteve com uma Comitiva Pantaneira, com direito a comidas típicas e até se arriscou em experimentar a carne da cabeça do boi. “Começar pelo Pantanal tem gosto de casa, pois é o bioma que eu mais tenho contato. Começar a expedição por aqui é motivo de muita alegria”, conta Richard para O Pantaneiro.

Tudo será documentado em vídeo e até em material científico para divulgação nos canais de comunicação do naturólogo, em parceria com a TV Cultura. “Estamos com o compromisso de levar não só a conservação, mas também contar a história do homem pantaneiro”, destaca.

O gado pantaneiro 
IMG_20201021_110301
A expedição vai destacar a importância e valor da criação do gado pantaneiro, que vem se destacando e está prestes a ser reconhecido pela Embrapa (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária).

“Estamos felizes pelo Richard levar a cultura local para o restante do mundo. Atualmente, são 22 produtores ligados a Associação de Criadores da Raça Pantaneira”, pontuou o professor e doutor da UEMS Dr. Marcus Vinicius Moraes de Oliveira – que é pioneiro no estudo do gado pantaneiro, iniciando em 2009.

Marcus explica que a UEMS, que recebe apoio da UFMS, se tornou o principal fomentador da produção desses animais, tanto dando apoio aos produtores como também no fornecimento de material genético. Inclusive, para quem deseja se filiar à Associação ou precisa de um apoio na criação, pode entrar em contato com ele pelo (67) 9 8111-8610.

“Além de todas as qualidades já citadas, o gado também está sendo usado no turismo local, pois é um animal manso e com pelagem diferenciada. Até isso está atraindo os turistas que vêm para cá”, pontua Tomas, presidente da Associação de Criadores.

Central Pax_10

O Pantaneiro também conversou com a bióloga da UFMS Dirce Ferreira Luz. Ela trabalha e pesquisa o leite do gado pantaneiro, que apresenta componentes que elevam a qualidade do produto em relação aos outros leites.



“Podemos afirmar que é um leite com características diferenciadas, pois a raça é melhor. Independente da estação do ano ou alimento, a raça oferece um leite de melhor qualidade, tanto para o consumo como para os derivados”, destaca a pesquisadora.

 
 

Veja também

Mais Lidas

1
Policial

Carretas pegam fogo após colisão frontal na rodovia BR-262

2
Miranda

Corpo de homem desaparecido no Rio Salobra é encontrado

3
Geral

Casa do Trabalhador atualiza vagas de emprego nesta terça-feira

4
Anastácio

Traficante de drogas é preso em flagrante na cidade de Anastácio

Informe Publicitário

Informe Publicitário

Chiquinho Sorvetes faz aniversário e convida você para a comemoração!

Previsão do Tempo

min11 max23

São Paulo

Níveis dos Rios Hoje

Aquidauana
2,47m
Miranda
3,68m
Paraguai
2,33m

Colunas e Blogs

Maria de Lourdes Medeiros Bruno

Valdemir Gomes

O...

Gabriel Novis Neves

Cantores da Cuiabá Antiga II

Ver Mais Colunas

Guia Cidade

Pesqueiros

Pesqueiro do Ely - Camisão

Distrito de Camisão, - 79200-000 Aquidauana/MS (67) 3235-1047/8403-
Escolas Municipais

Escola Municipal Antonio Santos Ribeiro

Rua Hugo Correa, Distrito de Piraputanga - 79200-000 Aquidauana/MS (67)
Bares/Panificadoras/Lanchonetes

Doce Sabor Lanchonete

Rua 7 de Setembro, Centro - 79200-000 Aquidauana/MS (67)
Ver Mais
2
Entre em nosso grupo