A ação conta com a presença do secretário Nacional de Trânsito, Frederico Moura Carneiro
Danielle Nascimento
Publicado em 30/05/2022 às 12:45
Atualizado em 10/09/2026 às 14:17
Um novo modelo de CNH (Carteira Nacional de Habilitação) será lançado no País, com evento marcado para o dia 1º de Junho, em Campo Grande.
A ação conta com a presença do secretário Nacional de Trânsito, Frederico Moura Carneiro, que retorna à Capital pela segunda vez em menos de um mês.
Na companhia do diretor-presidente do Detran-MS (Departamento Estadual de Trânsito de Mato Grosso do Sul), Rudel Espíndola Trindade Junior, o secretário apresenta as mudanças e entrega alguns novos documentos para cidadãos sul-mato-grossenses.
O evento acontece no auditório do Bioparque Pantanal e também conta com a presença do secretário executivo do Ministério da Infraestrutura, Bruno Eustáquio, do diretor-presidente do Serpro (Serviço Federal de Processamento de Dados), Gileno Barreto e demais membros da equipe.
Segundo o secretário Nacional de Trânsito, Frederico Carneiro, o novo documento incorpora elementos gráficos que vão dificultar falsificações e fraudes, o que o torna ainda mais seguro.
“Com relação aos requisitos internacionais, a nova CNH vai trazer um código MRZ, aquele utilizado em passaportes, permitindo o embarque em terminais de autoatendimento. Além disso, o novo documento também terá uma tabela com as categorias e subcategorias de habilitação, permitindo que aquele condutor seja facilmente identificado fora do Brasil, além de traduções em outros dois idiomas, inglês e espanhol”, disse Frederico.
Ele destaca ainda que a nova habilitação está mais moderna, trazendo nome social e a filiação afetiva do condutor se ele assim desejar. “Nosso objetivo é trazer mais facilidade para a vida do cidadão brasileiro”.
Para o diretor-presidente do Detran-MS, a escolha do Estado para o lançamento deste novo modelo reafirma o importante papel que Mato Grosso do Sul tem desempenhado na evolução do trânsito digital.
“Nosso objetivo sempre foi garantirmos um excelente serviço aos cidadãos de forma a construir uma relação segura e confortável com os nossos clientes. Agora vamos sediar o lançamento do novo modelo de CNH, o que nos deixa muito felizes por fazermos parte desse momento de modernização na área de políticas voltadas para o trânsito em nosso País”, ressaltou.
De acordo com a diretora de Habilitação do Detran-MS, Lina Issa Zeinab, a mudança segue a Resolução n. 886/2021 do Contran (Conselho Nacional de Trânsito). As cores aplicadas no documento serão predominantemente verde e amarelo e a assinatura do motorista fica logo abaixo da foto.
O formato das categorias segue o padrão internacional, o que facilita a identificação por países signatários da Convenção de Viena. Na tabela deverão constar as categorias para as quais o motorista está habilitado. Apesar da tabela apresentar subcategorias (A1, B1, C1, D1, C1E, D1E) , vale ressaltar que as categorias de CNHs nacionais não serão alteradas.
A indicação de CNH temporária ou definitiva será indicada no canto superior direito pela letra P ou D, respectivamente. O quadro de observações, que indica eventuais restrições médicas e se o condutor exerce atividade remunerada, ficará logo abaixo da tabela de categorias.
O novo modelo da CNH começará a ser emitido no início do mês, mas quem já possui a CNH emitida e válida, não precisa se preocupar.
Eleições 2026
Candidato a deputado estadual pelo PL participou de encontros nesta quarta-feira; ele apresentou propostas voltadas à geração de emprego e renda, investimentos e ampliação das oportunidades para a população da região
Eleições 2026
Candidata a deputada federal pelo PSDB destacou demandas de Bela Vista; saúde, educação, infraestrutura e desenvolvimento estão entre as prioridades
Voltar ao topo