X

Campo Grande

Seminário 'Alfabetiza MS Indígena' reunirá gestores públicos quinta-feira na UEMS

Evento é organizado pela Fadeb/MS e vai contar com a presença de gestores municipais em Campo Grande

Compartilhe:

A-

A+

A Fadeb/MS (Fundação de Apoio e Desenvolvimento à Educação Básica) vai promover, nesta quinta-feira, dia 18, o encontro de gestores públicos de todo o Estado para o Seminário de Integração “Alfabetiza MS Indígena”, uma ramificação do programa MS Alfabetiza, criado em 2021 e em prática na rede pública de ensino desde o início do ano passado.

O encontro será realizado no auditório da Uems (Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul), a partir das 13h30, e contará com a presença de prefeitos e secretários municipais, parlamentares, gestores do Governo do Estado e lideranças indígenas de 23 municípios de Mato Grosso do Sul.

Na programação, estão previstas falas das autoridades envolvidas, apresentação do programa e a palestra do professor Joaquim Paulo de Lima Kaxinawá. Mestre e doutor em linguística, ele é autor de livros e cartilhas, dedicando-se à produção de materiais didáticos para alfabetização e letramento. Entre as novidades que serão tratadas no evento está a adequação linguística de material didático para línguas Guarani, Kaiowá, Kadiwéu e Terena.

MS Alfabetiza

Criado em 2021, o Programa MS Alfabetiza – Todos pela Alfabetização da Criança – tem por finalidade o estabelecimento de condições necessárias para que os estudantes matriculados nas redes públicas sul-mato-grossenses adquiram o domínio das competências de leitura e escrita adequados à sua idade e ao seu nível de escolarização.

No primeiro ano, as ações do Programa MS Alfabetiza contemplaram iniciativas de formação continuada, realização de avaliações, acompanhamento dos indicadores e fortalecimento na cooperação entre Estado e municípios, bem como a oferta de material didático complementar.

Apoio

Entre os parceiros, estão entidades como a Fundação Lemann, Instituto Natura, Bem Comum, Parceria pela Alfabetização em Regime de Colaboração (PARC), Assomasul, Undime e Fundação de Apoio e Desenvolvimento à Educação Básica de Mato Grosso do Sul (Fadeb-MS).

Fadeb/MS

Responsável pela organização do evento que acontece nesta quinta-feira, a Fundação de Apoio e Desenvolvimento à Educação Básica tem por finalidade subsidiar, apoiar, incentivar e promover estratégias que possam contribuir com a formação dos profissionais da Educação, além de fomentar a Educação Integral no Estado, com atividades científicas e tecnológicas.

Serviço

O Seminário de Integração “Alfabetiza MS Indígena” será realizado nesta quinta-feira, dia 18 de maio, no auditório da UEMS (Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul), a partir das 13h30. O evento contará com a presença de prefeitos e secretários municipais de Educação.

Para atendimento à imprensa, estarão disponíveis representantes da Undime e Assomasul, gestores de pastas do Governo do Estado e a diretoria da Fadeb/MS.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Lula é reeleito presidente do Brasil após virada histórica

Eleições 2026

Lula é reeleito presidente do Brasil após virada histórica

Petista venceu Flávio Bolsonaro no segundo turno; resultado marca a quarta eleição presidencial vencida por Lula

TSE retoma apuração após decisão que estendeu horário de votação

Eleições 2026

TSE retoma apuração após decisão que estendeu horário de votação

Totalização havia sido suspendida após decisão do STF; prorrogação da votação valeu para seções em que as urnas ainda não tinham sido fechadas

Voltar ao topo

Logo O Pantaneiro Rodapé

Rua XV de Agosto, 339 - Bairro Alto - Aquidauana/MS

©2026 O Pantaneiro. Todos os Direitos Reservados.

Layout

Software

2
Entre em nosso grupo