Aprendizado
São oferecidas 20 vagas
O Curso de Escrita Braille será oferecido gratuitamente pela Biblioteca Estadual Dr. Isaias Paim, unidade da Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul.
O Sistema Braille é um código universal de leitura tátil e de escrita, usado por pessoas cegas.
São oferecidas 20 vagas. O curso é presencial e começa no dia 20 de junho de 2022, das 18 às 19h30, com término previsto para o dia 8 de julho.
O curso será ministrado sempre de segunda a sexta-feira. Será expedido certificado aos participantes.
O curso é uma parceria do professor João Guanes e a Biblioteca Pública Estadual Isaías Paim – FCMS. João Guanes é formado em Comunicação Social/Jornalismo e em Letras e é pós-graduando em Educação Especial.
As inscrições devem ser feitas pelo telefone: 3316-9161, de segunda a sexta- feira, das 8h30 às 16 horas. Mais informações pelo e-mail: bibliotecaisaiaspaim@gmail.com
Curso
Ele foi desenvolvido na França por Louis Braille, um jovem cego, a partir do sistema de leitura, para uso militar, de Charles Barbier.
Utilizando seis pontos em relevo dispostos em duas colunas, possibilita a formação de 63 símbolos diferentes, usados em literatura nos diversos idiomas, na simbologia matemática e científica, na música e mesmo informática.
As pessoas que enxergam não precisam do tato para ler em Braille. Com o aprendizado do sistema composto por 63 símbolos formados pela combinação de seis pontos em uma cela, o indivíduo que vê pode ler textos em Braille apenas substituindo as letras comuns pela nova simbologia.
O principal objetivo do curso é disseminar o acesso a escrita Braille a fim de tornar fácil a compreensão do universo que envolve o cego, permitindo a desconstrução dos estigmas e fomentando a acessibilidade.
NOVA AQUIDAUANA
Vítima foi encaminhada ao Hospital Regional; ocorrência mobilizou equipes da PM, do Corpo de Bombeiros e do Samu
OPORTUNIDADES
Oportunidades contemplam vagas locais e regionais; atendimento ocorre das 07h às 13h
Voltar ao topo