Aprovado
Crimes de homofobia e a transfobia se tornaram crime em 2019, mas o Estado ainda não tinha os crimes no Sigo
Mato Grosso do Sul passa a partir do mês de agosto a tipificar os crimes de LGBTfobia no sistema de registro de ocorrências da polícia. A LGBTfobia tornou-se crime em 13 de junho de 2019 após o STF aprovar a criminalização no país, no entanto, o Estado ainda não registrava dados.
A criminalização da homofobia e transfobia prevê que:
"praticar, induzir ou incitar a discriminação ou preconceito" em razão da orientação sexual da pessoa poderá ser considerado crime; a pena será de um a três anos, além de multa; se houver divulgação ampla de ato homofóbico em meios de comunicação, como publicação em rede social, a pena será de dois a cinco anos, além de multa; e a aplicação da pena de racismo valerá até o Congresso Nacional aprovar uma lei sobre o tema.
Com isso, a partir de agosto deste ano, os crimes de “Injúria qualificada pela LGBTfobia” e “Praticar, induzir ou incitar a discriminação ou preconceito por LGBTfobia” passam a integrar o sistema policial de Mato Grosso do Sul.
DESPEDIDA
Velório reuniu familiares, amigos e moradores na Pax Universal; artesão morreu aos 72 anos
MEIO AMBIENTE
Restrição começou nesta quinta-feira na bacia do Paraguai; período segue até 28 de fevereiro de 2027
Voltar ao topo