X
Maria de Lourdes Medeiros Bruno

NAO SEI DE QUAL RAÇA ELE ERA

Compartilhe:

A-

A+

“NÃO LEMBRO DE QUE RAÇA ELE ERA...

MOMENTO 6

...porque não faço diferenças, eu   gosto de todas as raças humanas e de animais. Eis um posicionamento bem  presente, hoje. Não sendo,  bem que poderia ser. (A mulher que matou os peixes,Clarice Lispector).

Bichos de quatro patas de escamas ou não. De pelos, penas e plumas .Feios ou bonitos, sempre tiveram espaços  na  vida da Escritora. E a presença dos  animais  sempre fizeram bem ao leitor, durante a leitura do livro porque foram tratados com a mais pura sensibilidade e carinho. Até os mais nojentos!

O cotidiano de cada um, com hábitos incomuns para os seres humanos, mas próprios para eles, transparece  nos momentos criados.

As características dos bichos delineadas, nas cores, nos movimentos , e nos gestos que em determinadas colocações pesam e doem bem fundo no coração daqueles que gostam do bichinhos

Uma outra situação apresentada é o do abandono por  forças das circunstâncias profissionais: mudança de país. Hotel  que não aceita animais. Em fim tudo aquilo que possa indicar inexorável separação, Clarice Lispector relata com sensibilidade e certa tristeza do ato em si. Mas sempre arrumando um local para  o bichinho ficar...Latidos também são palavras, para o aconchego da alma.

No encantamento da   obra A Mulher que matou os peixes, há uma ilha paradisíaca e bem colorida, bem cheia de peixes, das mais variadas espécies,e pássaros onde a autora relata cada pedaço de uma paisagem infinita aos olhos de quem lê:”Pelo ar sempre novo,pelo  capim chamado sapê, que parece cantar ao vento,pela cidade das borboletas.”.

Tudo leva a crer que a ilha é encantada mesmo.

Quer saber mais?

É  só ler o livro!

Maria de Lourdes Medeiros Bruno

 

Bibliografia:

LISPECTOR Clarice .A mulher que matou os peixes.Lelivros.info

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Odilon Ribeiro reúne jovens e lideranças em agenda em Aquidauana

Eleições 2026

Odilon Ribeiro reúne jovens e lideranças em agenda em Aquidauana

Candidato a deputado estadual pelo PL participou de encontros nesta quarta-feira; ele apresentou propostas voltadas à geração de emprego e renda, investimentos e ampliação das oportunidades para a população da região

Viviane Luiza defende saúde, educação e infraestrutura na fronteira

Eleições 2026

Viviane Luiza defende saúde, educação e infraestrutura na fronteira

Candidata a deputada federal pelo PSDB destacou demandas de Bela Vista; saúde, educação, infraestrutura e desenvolvimento estão entre as prioridades

Voltar ao topo

Logo O Pantaneiro Rodapé

Rua XV de Agosto, 339 - Bairro Alto - Aquidauana/MS

©2026 O Pantaneiro. Todos os Direitos Reservados.

Layout

Software

2
Entre em nosso grupo