X
Maria de Lourdes Medeiros Bruno

Os bichos falam sem palavras

Compartilhe:

A-

A+

“OS BICHOS FALAM SEM PALAVRAS”

MOMENTO 5

   Uma relação maravilhosa e sensível com os animais que a cercavam, mesmo evidenciando a morte dos peixinhos que não alimentou. A tristeza se fez presente, no momento final : Eis o exemplo:

 “Mas o peixe é tão mudo como uma árvore e não tinha voz para reclamar e me chamar. E, quando fui ver estavam parados, magros, vermelhinhos e infelizmente  já mortos de fome.” ( A mulher que matou os peixes/Clarice Lispector)

“Então me dêem perdão” Um ato ultimo diante de instantes tão significativos de sensibilidade em outros momentos textuais,  quando apresenta ao leitor o caso da macaquinha Lisete, que usava brincos e colares. A macaquinha morreu  por estar já doente, mesmo com os esforços feitos pelo veterinário. Há um instante de profunda tristeza, que retrata uma realidade da vida de Clarice”Voltamos para casa com o guardanapo vazio e o coração vazio também”.” Antes de dormir ,eu pedi a Deus para salvar Lisete”.

“-Você sabe, mamãe, que você se parece muito com Lisete”?Alegrou-se quando filho assim falou. Lembramos os macaquinhos. As palavras foram ditas com muito carinho.

E entre outros tantos bichos, cujos os momentos, no seu livro foram vividos por Clarice Lispector,encontramos a rata Maria de Fátima  ( a rata de um amigo) devorada por um gato. Um senhor sanduíche !

Há outros bichos que permeiam o universo da Escritora e  nos fazem  entender a presença deles na vida dos que gostam  tê-los perto de si. E a leitura da Mulher que matou os peixes é válida e muito rica.

Evidencia   a existência de cada um com delicadeza de linguagem ímpar até a da barata, que causa nojo e asco ao ser humano.

Há em cada bichinho apresentado a singela convivência e conivência com cada um deles.

 Em A mulher que matou os peixes o universo é múltiplo. Em cada instante uma surpresa com os ditos irracionais.

Serão irracionais?.

Vale  continuar a leitura.

Maria de Lourdes Medeiros Bruno

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Odilon Ribeiro reúne jovens e lideranças em agenda em Aquidauana

Eleições 2026

Odilon Ribeiro reúne jovens e lideranças em agenda em Aquidauana

Candidato a deputado estadual pelo PL participou de encontros nesta quarta-feira; ele apresentou propostas voltadas à geração de emprego e renda, investimentos e ampliação das oportunidades para a população da região

Viviane Luiza defende saúde, educação e infraestrutura na fronteira

Eleições 2026

Viviane Luiza defende saúde, educação e infraestrutura na fronteira

Candidata a deputada federal pelo PSDB destacou demandas de Bela Vista; saúde, educação, infraestrutura e desenvolvimento estão entre as prioridades

Voltar ao topo

Logo O Pantaneiro Rodapé

Rua XV de Agosto, 339 - Bairro Alto - Aquidauana/MS

©2026 O Pantaneiro. Todos os Direitos Reservados.

Layout

Software

2
Entre em nosso grupo