X

Maria de Lourdes Medeiros Bruno

"A ARTE DE DISCORDAR"

Compartilhe:

A-

A+

“Clarice Lispector, textos, reflexões e pensamentos.”

Dan Juan Nissan Coehn >

10h

“Quando você discordar...”

“A arte de discordar consiste, especialmente, em não agredir... Discordar sem ‘agredir’ com palavras  ou com uma tonalidade de voz , é um modo de, possivelmente, chegar a um acordo. Ou pelo menos é assim que se pode comunicar um pensamento, uma opinião, sem criar à toa um inimigo.

Não seja abrupta com sua opinião. Se você vai discordar, suavize sua frase com um ‘sim’, de algum modo você tem razão, mas também, acho que...E na hora de dizer o ‘mas’, não use sua voz pior. Outro modo de suavizar é, depois de dar sua opinião, acrescentar:

‘Que é que você acha disso?’

Por mais  que veementemente discorde, nunca diga:’-Você está redondamemente enganado’ ou Sua opinião não se baseia em nenhum fato’ ou’ Você devia informar-se melhor antes de falar’.”

 

Clarice Lispector

 

Fonte: Diário da Noite escrito sob pseudônimo de Ilka Soares e publicado em 7 de novembro de 1960.

 

Extraído do livro Correio para Mulheres editora Rocco Livro Sob pseudônimos, a escritora Clarice Lispector publicou conselhos e dicas femininas ao longo dos anos 1950 e 1960.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Ação policial recupera implemento agrícola furtado de fazenda em Aquidauana

ZONA RURAL

Ação policial recupera implemento agrícola furtado de fazenda em Aquidauana

Equipamento foi levado da Fazenda Taboco na noite de domingo; caminhão suspeito de transportá-lo também foi localizado

Câmara de Aquidauana elege nova Mesa Diretora para 2027/2028

POLÍTICA

Câmara de Aquidauana elege nova Mesa Diretora para 2027/2028

Chapa "Um Novo Tempo" foi eleita com 12 vereadores presentes; Wezer Lucarelli assume a presidência pela segunda vez

Voltar ao topo

Logo O Pantaneiro Rodapé

Rua XV de Agosto, 339 - Bairro Alto - Aquidauana/MS

©2026 O Pantaneiro. Todos os Direitos Reservados.

Layout

Software

2
Entre em nosso grupo